Notícias
Parque Nacional das Emas (GO) inaugura a Trilha dos Vagalumes, gratuita e autoguiada
A região onde o parque está localizado possui baixa poluição luminosa, o que favorece atividades de astroturismo - Foto: Divulgação/Parna das Emas
O Parque Nacional das Emas, no sudoeste goiano, inaugurou, neste mês, a Trilha dos Vagalumes, percurso autoguiado e gratuito voltado à observação da bioluminescência — fenômeno provocado pela interação de cupins e vagalumes que ocorre em períodos específicos do ano.
Com 800 metros de extensão, duração média de 10 minutos e nível de dificuldade fácil, a trilha foi implantada para organizar o fluxo de visitantes, concentrar a observação em um ponto definido e reduzir impactos ambientais em áreas sensíveis do Parque. A visitação durante o período do fenômeno será permitida das 18h às 21h.
A região onde o parque está localizado possui baixa poluição luminosa, o que favorece atividades de astroturismo. A observação do céu e da bioluminescência tem se consolidado como um atrativo crescente, estimulando visitas de pesquisadores, fotógrafos e grupos interessados em fenômenos naturais noturnos.
Com mais de 132 mil hectares, o Parque Nacional, que é gerido pelo ICMBio, protege remanescentes de Cerrado que abrigam espécies como lobo-guará, tamanduá-bandeira, onça-pintada, tatus e aves migratórias. A criação da trilha faz parte das ações de gestão do uso público, que incluem definição de áreas de visitação, sinalização e monitoramento das atividades noturnas.
Informações sobre normas de visitação, orientações de segurança e atualizações sobre o período de bioluminescência podem ser consultadas nos canais oficiais do Parque Nacional das Emas.

