Notícias
Operação conjunta apreende mais de duas toneladas de carne de caça e pescados na Flona Mapiá-Inauiní
- Foto: Acervo
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em parceria com a Polícia Federal, deflagrou na última sexta-feira (30) a Operação Spark, em resposta a denúncias de caça e pesca ilegais na Floresta Nacional Mapiá-Inauiní, localizada no estado do Amazonas. Durante a ação, quatro embarcações foram flagradas realizando atividades ilegais dentro da unidade de conservação, transportando aproximadamente 1.200 quilos de pescados e 1.000 quilos de carne de caça.
Seis pessoas envolvidas nos crimes ambientais foram detidas e conduzidas à sede da Polícia Federal em (AM).
Também foram apreendidas armas de fogo, motosserras, armadilhas de pesca e mantimentos utilizados para a prática das infrações ambientais. Dez tracajás que eram transportados vivos pelos infratores foram devolvidos à natureza. As multas aplicadas aos autuados somam R$874,9 mil. Os bens apreendidos foram avaliados em R$ 164 mil.
“Foi uma ação emergencial realizada com a Polícia Federal, na qual interceptamos quatro embarcações em atividade irregular na unidade de conservação, resultando na apreensão de mais de duas toneladas de pescados — como pirarucu e outras espécies menores — além de carne de caça. As embarcações foram apreendidas, três delas inutilizadas, e os equipamentos usados nas infrações também foram recolhidos. Os envolvidos foram encaminhados à sede da Polícia Federal”, explica o chefe substituto do Núcleo de Gestão Integrada do ICMBio em Boca do Acre, Marcos Melo Corrêa, que coordenou a operação.
A Floresta Nacional Mapiá-Inauiní foi criada em 1989, e protege 368.950 hectares de floresta amazônica nos municípios de Boca do Acre e Pauini, no estado do Amazonas.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável relacionados:

- .

- .

- .
Com informações da Floresta Nacional Mapiá-Inauiní
Comunicação ICMBio
comunicacao@icmbio.gov.br
(61) 2028-9280


