Notícias
Operação Biodiversidade Caatingueira: ICMBio combate caça ilegal em UCs do Piauí
- Foto: Acervo
O Serviço de Apoio Temático da Proteção da Gerência Regional Nordeste do ICMBio realizou, entre os dias 28 de agosto e 16 de setembro, a Operação Biodiversidade Caatingueira, com apoio da Delegacia de Repressão aos Crimes Ambientais da Polícia Federal do Piauí e da 1ª Companhia Independente de Policiamento Ambiental da Polícia Militar do Piauí. As ações de combate à caça ocorreram nos Parques Nacionais da Serra da Capivara e Serra das Confusões, na Estação Ecológica Uruçuí-Una e no Corredor Ecológico Capivara-Confusões.
A operação resultou em 20 autos de infração lavrados, totalizando R$ 112.800,00 em multas, apreensão de 55 armas longas, um revólver, mais de 300 munições de diversos calibres e 119 armadilhas de caça, com destaque para 81 armadilhas de fogo do tipo espingardinha ou trabuco.
Os agentes resgataram dois tatus-bola (Tolypeutes tricinctus), espécie ameaçada de extinção, e seis tatus-galinha (Dasypus novemcinctus), que foram imediatamente soltos em seu habitat natural. Outros 15 animais silvestres foram apreendidos já abatidos, entre eles espécimes de zabelê (Crypturellus zabele), tatu-galinha, jacu (Penelope sp.), cutias (Dasyprocta sp.) e inhambus (Crypturellus sp.). Quatro acampamentos de caçadores foram demolidos durante a operação.
Com os infratores, foram resgatados 12 cães de caça que eram empregados para perseguição da fauna nativa. Todos os cães apreendidos foram encaminhados para assistência veterinária que indicou situação de maus tratos, devido à desnutrição, desidratação, presença de ectoparasitas e abuso em decorrência de grande esforço físico. Um dos cães apreendidos apresentava lesão compatível com peçonha de cobra e veio a óbito na clínica veterinária. Os animais foram castrados, vermifugados e encaminhados para Organizações Não Governamentais de defesa dos animais, estando disponíveis para adoção.
A operação contou com a participação de dois agentes de fiscalização ambiental do ICMBio, quatro policiais federais e sete policiais militares, que atuaram 13 dias em campo, realizando rondas volantes e barreiras rodoviárias nos locais com maior incidência da prática de caça, numa área de mais de 1.300.000 hectares sob fiscalização.
Essa foi a maior operação contra a caça já realizada nas Unidades de Conservação (UCs) federais da região, com resultados expressivos no enfrentamento ao crime ambiental. A Gerência Regional Nordeste do ICMBio reafirma seu compromisso em seguir apoiando ações firmes e contínuas de proteção da fauna e de combate à caça predatória, garantindo a preservação do bioma Caatinga, patrimônio exclusivamente brasileiro.
Contatos para adoção dos cães
Acolher, Fazer O Bem: (89) 98137-3544
Associação Amigos dos Animais de São Raimundo Nonato: (89) 9416-7415