Notícias
Instituto Chico Mendes entrega kits de comunicação para 60 comunidades na Amazônia
Uma parceria entre o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Instituto Conexão Povos da Floresta e o Funbio possibilitou a distribuição de 60 kits de conectividade que beneficiarão comunidades em 33 unidades de conservação federais na Amazônia. A iniciativa integra o projeto PoP Proteção, coordenado e executado pela CGPRO, com apoio da Coordenação-Geral de Planejamento e Recursos Externos (CGPLAN) do ICMBio e do Funbio. O investimento total é de R$ 920 mil.
Para viabilizar a entrega dos kits, a CGPRO organizou um seminário virtual em 7 de maio de 2025, reunindo as equipes gestoras dos territórios beneficiados pela conectividade.
Durante o seminário, foram abordados temas fundamentais para a execução do projeto, apresentando aos servidores do ICMBio na Amazônia o processo de conexão em rede e o fortalecimento da autonomia comunitária na gestão do uso local da internet.
A parceria com a Rede Conexão Povos da Floresta foi fundamental. A rede tem como missão conectar, por meio de internet banda larga, mais de 1 milhão de pessoas em mais de 5 mil comunidades de povos da floresta, que protegem cerca de 120 milhões de hectares de florestas.
As 60 comunidades foram selecionadas com base em reuniões e critérios técnicos definidos pela equipe do ICMBio, priorizando a convergência entre as demandas comunitárias e o apoio à gestão dos territórios.
“A entrega desses kits de conectividade representa um avanço importante na valorização das comunidades que vivem e protegem nossas unidades de conservação na Amazônia. Ao garantir acesso à internet de qualidade, estamos fortalecendo a autonomia local, ampliando as possibilidades de comunicação e integração com as políticas públicas, e oferecendo uma ferramenta estratégica para a gestão ambiental na Amazônia”, afirma a coordenadora-geral da CGPRO, Simone Santos.
Cada kit de conectividade é composto por um roteador Cloud Gateway Ultra Ubiquiti UCG-Ultra, denominado “Roteador Povos da Floresta”, uma antena de internet com adaptador e roteador próprios, manual, um celular, um notebook, duas camisetas, dois cabos ethernet Cat5e, um benjamim, uma caneta e uma placa de sinalização.
Há ainda um kit complementar de energia off-grid F1200, composto por quatro módulos fotovoltaicos de 470 Wp, uma Ion Box 1200, estrutura de solo e uma caixa de acessórios, que garante o funcionamento autônomo do sistema em regiões remotas. Nesta primeira fase, a parceria entre o Instituto Chico Mendes e a Conexão Povos da Floresta não contempla a implementação desses sistemas de energia.
Além da infraestrutura física, o projeto prevê o controle comunitário da rede por meio de um aplicativo desenvolvido especialmente para a gestão local. Esse aplicativo permite o cadastramento das comunidades e o estabelecimento de regras para o uso responsável da conectividade. O uso do aplicativo Conexão Povos da Floresta é restrito ao facilitador e aos guardiões indicados pela comunidade, responsáveis pela gestão da rede e pelo cadastro dos usuários.
Por meio do aplicativo, a comunidade pode acessar comunicados e notificações da rede, como eventos, ferramentas de proteção territorial e cursos. O acesso à rede é feito mediante login e senha, garantindo segurança e monitoramento comunitário do uso. O aplicativo é integrado ao roteador, permitindo o acompanhamento e a resolução de problemas de forma remota.
Outro aspecto relevante é a integração com a intranet dos Povos da Floresta, que promove o compartilhamento de informações e o fortalecimento da comunicação comunitária.
As comunidades beneficiadas pelo projeto devem zelar pela conservação e manutenção de todos os equipamentos. A Rede Conexão oferece suporte técnico e manutenção remota por meio da capacitação de facilitadores e técnicos instaladores. Os facilitadores das comunidades conectadas podem acessar o suporte por meio de um grupo exclusivo no WhatsApp.
Mais informações sobre o projeto Conexão Povos da Floresta.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável relacionados:


Comunicação ICMBio
comunicacao@icmbio.gov.br
(61) 2028-9280



