Notícias
Instituto Chico Mendes capacita especialistas peruanos em operação de equipamentos motorizados
- Foto: Acervo
Entre os dias 19 e 27 de maio, 12 especialistas em manejo do fogo do Serviço Nacional de Áreas Naturais Protegidas pelo Estado (SERNAMP), do Peru, participam de uma capacitação para operar equipamentos motorizados, como motosserra, roçadeira, sopradores e motobomba. As atividades teóricas e práticas foram ministradas por instrutores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) no Parque Nacional e na Floresta Nacional de Brasília.
O curso aborda temas como segurança no manuseio, saúde e ergonomia, riscos operacionais, afiação, manutenção e limpeza dos equipamentos, além de técnicas de operação, avaliação de quedas de árvores, correção de erros durante o corte e uso das ferramentas no combate ao fogo.
Nos dias 21 e 22, os participantes estiveram na Floresta Nacional de Brasília, onde realizaram o corte de árvores condenadas do gênero Pinus, espécies exóticas e invasoras que ameaçam o equilíbrio do ecossistema local ao competir com a vegetação nativa.
As atividades se encerram no Parque Nacional de Brasília, com a prática do uso de sopradores e motobombas.
Segundo João Morita, coordenador do Centro Especializado em Manejo Integrado do Fogo (CEMIF), esta primeira ação representa um importante avanço na cooperação entre os dois países. “Com a realização deste primeiro intercâmbio, demonstramos que já estamos implementando as ações previstas no acordo e que o termo de cooperação começa a render frutos. Este é um passo importante para que o Manejo Integrado do Fogo seja adotado como uma ferramenta eficaz de proteção ao bioma que compartilhamos com os peruanos – a Amazônia”, destacou.
Esta é a primeira atividade realizada no âmbito do Acordo de Cooperação Técnica em Gestão de Áreas Protegidas e Conservação da Biodiversidade, firmado entre Brasil e Peru.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável relacionados:



Com informações do Parque Nacional e Floresta Nacional de Brasília
Comunicação ICMBio
comunicacao@icmbio.gov.br
(61) 2028-9280

