Notícias
Instituto Chico Mendes abre consulta ampla da Avaliação de Risco de Extinção de 46 espécies de aves limícolas
Calidris canuntus - Foto: Cláudio Dias Timm
O Instituto Chico Mendes é a instituição pública responsável pelas informações oficiais sobre o estado de conservação da fauna silvestre brasileira. Para isso, realiza constantemente estudos e avaliações de risco de extinção das espécies.
O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (CEMAVE) é o responsável pelas informações sobre as aves e convida especialistas e a sociedade de todo o país a participar da consulta ampla por meio da ficha base da avaliação.
As aves limícolas são espécies associadas a ambientes aquáticos, que ocorrem da costa ao interior. Elas dependem de áreas úmidas como manguezais e estuários para se alimentar, e são comumente vistas em áreas de praias e beira-mar. A maioria delas é migratória, sendo que algumas chegam a viajar cerca de 25 mil km entre os sítios de reprodução e de invernada. Apesar da grande maioria das espécies passar todo o ciclo de vida em território brasileiro, algumas vêm do Hemisfério Norte, do sul da América do Sul e de países a oeste do Brasil, passando apenas parte do ciclo de vida no país.
No momento, está aberta a consulta sobre 46 espécies de aves limícolas. Algumas dessas aves são comuns serem observadas em praias e estuários quando estão no período de invernada no Brasil, como: maçarico-pintato (Actitis macularius), vira-pedra (Arenaria interpres), maçarico-branco (Calidris alba), maçarico-de-perna-amarela (Tringa flavipes).
As fichas estão disponíveis para edição e envio de contribuições através do Sistema de Avaliação do Risco de Extinção da Biodiversidade (SALVE consulta) no site: salve.icmbio.gov.br
O prazo para envio de contribuições é 12 de março de 2025.
Sobre as aves brasileiras
Existem no mundo cerca de 10.426 espécies de aves (dados da BirdLife International). Dessas, 1.971 espécies são encontradas no Brasil, segundo o Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos (CBRO). Esse alto número de espécies coloca o Brasil entre os três países detentores do maior índice de endemismo de aves do mundo.
Objetivo de Desenvolvimento Sustentável relacionado:

Comunicação ICMBio
comunicacao@icmbio.gov.br
(61) 2028-9280