Notícias
ICMBio promove curso inédito no 7º Congresso Brasileiro de Avaliação de Impacto
Equipe do ICMBio durante o 7º Congresso Brasileiro de Avaliação de Impacto (CBAI), em Brasília - Foto: Acervo
Entre os dias 20 e 24 de outubro de 2025, Brasília sediou o 7º Congresso Brasileiro de Avaliação de Impacto (CBAI), principal fórum nacional de debates sobre Licenciamento Ambiental e Avaliação de Impacto Ambiental. O evento reuniu representantes de órgãos públicos, consultores, pesquisadores e estudantes de todo o país para discutir desafios e inovações relacionados a esses instrumentos de política ambiental.
Durante o congresso, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), por meio da Coordenação de Análises Geoespaciais para Conservação das Espécies (COESP), vinculada à Coordenação-Geral de Estratégias para Conservação (CGCON) da Diretoria de Pesquisa Avaliação e Monitoramento da Biodiversidade (DIBIO), ofertou pela primeira vez o curso “Planos de Redução de Impactos sobre a Biodiversidade – PRIMs”, realizado no dia 20 de outubro, das 8h às 18h.
A capacitação teve como objetivo difundir o uso e as potencialidades dos PRIMs como instrumentos de apoio à gestão ambiental e à tomada de decisão. Os PRIMs são elaborados pela COESP, com o apoio dos Centros Nacionais de Pesquisa e Conservação e de diversos colaboradores, conta com base em metodologias geoespaciais robustas, que permitem identificar um gradiente de compatibilidade entre a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento de diferentes tipos de empreendimentos.
Com isso, os PRIMs orientam a tomada de decisão quanto à escolha locacional de menor custo ambiental e oferecem subsídios para a definição de medidas de mitigação e de compensação ambiental, buscando garantir a conservação de serviços ecossistêmicos, ambientes singulares e de espécies da fauna e da flora.
O curso, ofertado de forma inédita, apresentou o histórico e a base metodológica dos PRIMs e os principais resultados obtidos para diferentes setores, incluindo infraestruturas viárias terrestres, hidroelétricas, mineração e petróleo e gás natural.
Também foram demonstradas as ferramentas disponíveis para consulta pública, como mapas de exposição aos impactos, de sensibilidade da biodiversidade, mapas de compatibilidade e de grupos e agrupamentos para compensação ambiental, com orientações para seu uso prático em análises de alternativas locacionais e planejamento de medidas mitigadoras e compensatórias.
A atividade atraiu profissionais de diversas áreas, como consultores ambientais, servidores de órgãos licenciadores e pesquisadores, interessados em compreender como os PRIMs podem fortalecer os processos de Avaliação de Impacto Ambiental e de Licenciamento Ambiental no Brasil.
A realização do curso representa um passo importante para ampliar o acesso e a aplicação dos PRIMs, consolidando o ICMBio como referência técnica nacional na integração entre o desenvolvimento socioeconômico e a conservação da biodiversidade.
Os produtos dos PRIMs estão disponíveis para consulta pública no portal do ICMBio.

- A capacitação apresentou a metodologia e as aplicações dos PRIMs no apoio à tomada de decisão em processos de licenciamento e avaliação de impacto ambiental- Foto: Acervo
Comunicação ICMBio
comunicacao@icmbio.gov.br
(61) 2028-9280