Notícias
ICMBio inaugura visitação oficial à Ilha dos Lobos com atividades de ecoturismo e educação ambiental em Torres/RS
Na Ilha dos Lobos vivem lobos e leões-marinhos, e também há registros da presença de focas e elefantes-marinhos na região. - Foto: Acervo Revis Ilha dos Lobos
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) inaugurou no último sábado, 4 de outubro de 2025, a visitação ao Refúgio de Vida Silvestre da Ilha dos Lobos, em Torres (RS). O evento, realizado na orla da Prainha, em frente à Praça Borges de Medeiros, celebrou a abertura das atividades de caiaque e stand up paddle na única ilha marítima do estado.
Após anos de trabalho envolvendo ampla participação da sociedade e representantes de diversos setores e instituições, o Refúgio de Vida Silvestre (Revis) da Ilha dos Lobos vivencia o Lançamento Oficial do Uso Público.
Este trabalho é fruto de um longo caminho de planejamento e ações que geraram os documentos essenciais à abertura da Unidade à visitação, como o Plano de Manejo e o Plano de Uso Público. Seguindo estes documentos foi possível materializar os propósitos da Unidade e evidenciar junto à comunidade e sociedade em geral os seus recursos e valores fundamentais.
Natureza, esporte e consciência ambiental
O chefe da unidade, Juliano Oliveira, manifestou a felicidade em vivenciar este momento histórico, em que o ICMBio oportuniza que a sociedade possa viver esta experiência no único lugar natural de agregação de lobos e leões-marinhos no Brasil. Destacou ainda que em breve também serão credenciadas embarcações de passeio comercial que poderão ofertar esta atividade dentro da UC. Desta maneira, se visa atingir com plenitude a proposta de Uso Público e Turismo de Sustentabilidade em Unidades de Conservação, o que comprovadamente se mostra um instrumento eficaz de promoção do conhecimento e sensibilização ambiental e consequente potencializador dos esforços de conservação da natureza em compatibilidade com a presença das pessoas.
Primeiros visitantes
Após a solenidade, os primeiros visitantes puderam explorar a ilha em caiaques e pranchas de stand up paddle. Como a condição do mar não estava ideal, apenas dois praticantes (Iuri Baltazar da Silva e Tiago José Braga da Luz), com experiência e conhecimento do mar local, realizaram o passeio de stand up paddle no dia da abertura.
“Existe muita paz e natureza no passeio até a Ilha, ver os animais sossegados conectados com o mar. Agradeço ao ICMBio pelo trabalho feito e todas as pessoas que de alguma forma fizeram essa atividade acontecer”, colocou Tiago Luz.
Como visitar
A visitação é gratuita, mas exige agendamento prévio pelo site oficial do ICMBio. O processo inclui o preenchimento de dados pessoais e a assinatura de um Termo de Reconhecimento de Riscos. Após ter o termo preenchido, a reserva é confirmada. Essa medida visa garantir a segurança dos participantes e o monitoramento das atividades pela equipe técnica da unidade.
É possível acessar o guia do visitante da Revis Ilha dos Lobos e o sistema de agendamento neste link.
Passeios de barco também estão previstos
Além das atividades esportivas, passeios de barco turístico foram autorizados e devem iniciar operação ainda neste verão. Antes restritos a uma distância de 500 metros da ilha, as embarcações credenciadas poderão agora adentrar os limites da área protegida, porém sem desembarcar, assim oferecendo aos visitantes uma experiência mais próxima da fauna marinha.
Durante o inverno e a primavera, a região recebe visitantes ilustres como baleias-franca, golfinhos e diversas espécies de aves marinhas, além dos habituais lobos e leões marinhos — tornando a Ilha dos Lobos um ponto privilegiado de observação da biodiversidade.
Turismo sustentável em destaque
A iniciativa está alinhada com o tema do Dia Mundial do Turismo 2025 — “Turismo e Transformação Sustentável” — que reforça a importância da proteção dos recursos naturais e da preservação da biodiversidade. A abertura da visitação representa um avanço na integração entre sociedade e conservação ambiental, promovendo educação ecológica e valorização do patrimônio natural.
A Ilha dos Lobos integra o Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul, reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) por sua relevância geológica e ecológica. O local é um importante ponto de descanso e alimentação para pinípedes como focas, lobos e leões marinhos.
Presenças
A cerimônia contou com a presença de representantes de instituições parceiras e órgãos públicos, reunidos na tenda de Educação Ambiental do Revis. Participaram do lançamento a gerente regional do Sul do ICMBio, Claudia Rios; a analista ambiental e chefe substituta do Revis Ilha dos Lobos, Aline Kellermann; o prefeito de Torres, Delci Dimer; o representante da Secretaria de Turismo do estado do Rio Grande do Sul, Matheus Junges; o vereador e presidente da AST (Associação dos Surfistas de Torres), José Ricardo Ribeiro Milanez; além dos membros do conselho gestor da unidade, tendo como representante Tiago Lucas Corrêa, e membros da equipe do Revis e esportistas interessados.
O Refúgio tem como propósito proteger ecossistemas emersos e submersos, abrigar espécies residentes e migratórias da fauna e flora costeiro-marinhas, bem como formações geológicas singulares, incluindo a ilha mais ao sul da costa brasileira, única formação natural, no Brasil, de agregação de lobos e leões-marinhos.
Comunicação ICMBio
comunicacao@icmbio.gov.br
(61) 2028-9280


