Notícias
ICMBio e Ibama alinham estratégias de proteção
A ideia é criar ações conjuntas de combate aos ilícitos ambientais
Brasília (17/01/2013) – O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) iniciaram em janeiro de 2013, rotina de reuniões mensais para coordenar as operações de fiscalização e de combate a incêndios florestais dos dois órgãos. A meta é convergir esforços para um consequente ganho nas atividades de proteção. Entre os temas discutidos, a necessidade de ampliar a proteção às unidades de conservação (UC) marinhas, inclusive com a aquisição de embarcações, o compartilhamento de informações de inteligência, a localização e o pronto emprego de brigadas de combate a incêndios, a necessidade de maior controle sobre a caça, inclusive com fiscalização de restaurantes, e o planejamento conjunto de operações na Amazônia.
A primeira reunião do ano entre a Diretoria de Criação e Manejo de Unidades de Conservação (Diman/ICMBio) e a Diretoria de Proteção Ambiental (Dipro/Ibama) aconteceu na última terça feira, (15) na sede do ICMBio, em Brasília. Na ocasião ficou acertada uma agenda de encontros mensais entre as duas diretorias, para dar continuidade à construção e execução de uma estratégia conjunta de combate aos ilícitos ambientais.
O diretor de Criação e Manejo de Unidades de Conservação do ICMBio, Pedro de Castro da Cunha e Menezes destacou na reunião a importância das duas instituições estabelecerem parcerias eficazes, inclusive investindo em capacitação conjunta do corpo de fiscais. “É importante que as doutrinas de fiscalização tanto do ICMBio quanto do Ibama estejam em sinergia, para que em campo tenhamos atuações cada vez mais integradas”, frisou.
Dessa primeira reunião saiu o compromisso das duas autarquias construírem um acordo de cooperação, no qual constarão detalhes da parceria, que poderá envolver cessão ou empréstimo de aeronaves ou embarcações para as operações de fiscalização no mar, bem como intercâmbio de infraestrutura, equipamentos e brigadas para as ações de combate aos incêndios florestais.
Em um segundo momento as reuniões mensais poderão ampliadas. “Queremos envolver o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), Polícia Federal (PF) e Marinha do Brasil, agregando mais às ações que serão planejadas em conjunto”, reiterou o diretor Pedro de Castro da Cunha e Menezes.
Comunicação ICMBio
(61) 3341-9280