Notícias
ICMBio e Embrapa realizam o I Intercâmbio em Sistemas Agroflorestais com produtores da Reserva Extrativista Chico Mendes (AC)
Extrativista e presidente de Associação dos Moradores e Produtores da Resex. Foto: Wendel Araújo
Ao final do mês de novembro, foi realizado o I Intercâmbio em Sistemas Agroflorestais (SAFs) no município de Epitaciolândia (AC), na Reserva Extrativista (Resex) Chico Mendes. A ação integra a primeira etapa do Plano de Restauração da Resex, desenvolvido em parceria com o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação em Biodiversidade e Restauração Ecológica (CBC/ICMBio), já aprovado na XXV Reunião do Conselho Deliberativo da Resex, realizada em em março deste ano.
A ação principal, uma visita a áreas em processo de restauração que implementaram Sistemas Agroflorestais (SAFs) em locais anteriormente utilizados como pastagem, possibilitou que comunitários de diferentes municípios conhecessem distintos modelos de SAFs, capazes de oferecer alternativas de renda mais sustentáveis e economicamente viáveis, além de fortalecer o protagonismo das comunidades no processo de restauração ecológica.
A primeira etapa do intercâmbio foi estruturada em duas visitas técnicas. A primeira ocorreu na área do comunitário João, que há dez anos desenvolve sistemas agroflorestais em parceria com a Embrapa (AC). A segunda visita foi realizada na propriedade do Seu Silva, que implantou de forma independente outro modelo agroflorestal. Essas visitas proporcionaram importantes trocas de conhecimento, permitindo aos participantes a compreensão dos desafios e das oportunidades inerentes a esse tipo de iniciativa. O intercâmbio foi apenas o primeiro de uma série planejada, com previsão de novos encontros ao longo do ano de 2026.
“Foi uma experiência muito rica. Eu também tenho, na minha colocação, um trabalho parecido com esse. A área é menor e a quantidade de árvores também, mas feito com muito esforço. Ao conhecer a experiência do João e do outro companheiro, saio daqui super entusiasmado e empolgado, porque acredito muito nesse tipo de trabalho dentro da nossa Reserva. É dessa forma que vamos superar as dificuldades que temos enfrentado, inclusive com os desmatamentos e a retaliação às colocações aqui dentro”, coloca Raimundo Mendes, seringueiro acreano.
O intercâmbio reuniu cerca de 40 pessoas, entre comunitários da Reserva, representantes de cooperativas locais, lideranças comunitárias e equipes técnicas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS) e a organização não governamental SOS Amazônia.