Notícias
Flona de Brasília tem rede de trilhas para caminhadas
Publicado em
26/03/2018 19h45
Atualizado em
26/03/2018 19h46
Projeto Caminhos da Flona foi inaugurado no sábado (24) e oferece quatro trilhas sinalizadas em meio a natureza.
No último sábado (24), o dia na Floresta Nacional de Brasília começou animado para o Grupo de Caminhada de Brasília (GCB), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e a comunidade do Distrito Federal. Os voluntários prepararam uma grande mesa com diversas frutas para comemorar o projeto Caminhos da Flona, realizado pela Floresta de Brasília em parceria com o Grupo de Caminhada de Brasília (GCB). Foram inauguradas duas novas trilhas: Buriti com 18 quilômetros e a Sucupira com 36 quilômetros. Além disso, duas trilhas menores (Pequi - 6km e Jatoba - 12km) ganharam novos atrativos e elementos, além de pequenos ajustes nos seus percursos. As quatro trilhas fazem parte do projeto Caminhos da Flona, construídas, em grande parte, por voluntários.
"A Floresta é um refúgio para as espécies e também para o ser humano, que faz parte desta natureza. Esse é um espaço para a comunidade desfrutar", defendeu o chefe da Flona na solenidade, Geraldo Pereira. Segundo ele, o local recebe em média 400 pessoas nos finais de semana, que contemplam a natureza com caminhadas ou para andar de bicicleta. O chefe da Coordenação-Geral de Uso Público e Negócios do ICMBio, Pedro Cunha e Menezes, afirmou que a Floresta Nacional é a unidade de conservação com a maior quilometragem de trilhas sinalizadas e manejadas do país. "Nosso esforço é de aumentar a visitação, sempre promovendo a recreação em contato com a natureza", salientou Pedro.
"Sentir o cheio do mato, curtir a natureza e ainda em trilhas sinalizadas para as caminhadas", enumerou animado o coordenador do Grupo de Caminhada de Brasília (GCB), João Carlos. Ele mobilizou mais de 100 pessoas do GCB, totalizando cerca de 4.500 horas de trabalho voluntário, em atividades que incluíram o estudo dos trajetos, a demarcação e a sinalização das trilhas.
Longas caminhadas
Depois da cerimônia de inauguração do projeto Caminhos da Flona, todos tiveram a oportunidade de fazer trilhas guiadas e ainda com educação ambiental. Lucimar Sena e Helena de Tróia foram preparadas para a fazer a trilha Sucupira, que é de 36 quilômetros. Esta é a primeira trilha, dentro de Unidade de Conservação do Distrito Federal, que precisa de um ponto de pernoite para dar conta do trajeto. "Eu aprendi a gostar de fazer longas caminhadas, pequenos passeios agora é só para levar o neto no parquinho", brinca Lucimar, que participou como voluntária na construção das trilhas. A colega Helena também estava animada para fazer o percurso longo. "Desde que eu comecei a participar do GCB e me tornei uma voluntária no Parque Nacional de Brasília, todas as minhas doenças sumiram e eu perdi 10 quilos", conta Helena, que está aposentada.
Já Rossana Perez Torres veio do Lago Sul para fazer a caminhada mais curta; a Pequi com 6 quilômetros. Ela elogiou a sinalização das trilhas, e quer convidar amigos para conhecer o trajeto em outras oportunidades. "Gosto demais desse contato com a natureza, acalma", disse a servidora pública, que cumpriu os 6 quilômetros com tranquilidade, apreciando a natureza.
A trilha Sucupira, que necessita de pernoite para fazê-la, é necessário agendamento prévio com o chefe da Unidade de Conservação ou pelo e-mail flonabrasilia.df@icmbio,gov.br . A Floresta Nacional de Brasília não cobra ingresso.
Comunicação ICMBio
(61) 2028-9280
A trilha Sucupira, que necessita de pernoite para fazê-la, é necessário agendamento prévio com o chefe da Unidade de Conservação ou pelo e-mail flonabrasilia.df@icmbio,gov.br . A Floresta Nacional de Brasília não cobra ingresso.
Comunicação ICMBio
(61) 2028-9280