Notícias
Estação Ecológica Tamoios e o Refúgio de Vida Silvestre do Arquipélago de Alcatrazes têm Planos de Manejo revisados
Refúgio de Vida Silvestre do Arquipélago de Alcatrazes - Foto: Acervo
Foram aprovadas em reunião do Conselho Gestor do Instituto Chico Mendes, realizada em 21 de maio, as revisões dos Planos de Manejo da Estação Ecológica (Esec) Tamoios e o Refúgio de Vida Silvestre (Revis) do Arquipélago de Alcatrazes.
A Estação Ecológica de Tamoios, localizada no município de Angra dos Reis/RJ, abrange uma área de 8.660,35 hectares, inserida no bioma marinho-costeiro. A Portaria ICMBio n.º 1.945, de 23 de maio de 2025, aprova o plano de manejo.
A unidade é composta por 29 ilhas, lajes e rochedos, além de áreas marinhas adjacentes. A fauna e flora insular e marinha são ricas, com destaque para áreas de nidificação de aves marinhas como o atobá-marrom (Sula leucogaster), além da presença de golfinhos, tartarugas-verdes (Chelonia mydas) e diversos peixes recifais.
No caso do Revis do Arquipélago de Alcatrazes, houve revisão pontual do Plano de Manejo. A Unidade de Conservação situada no litoral do estado de São Paulo possui uma área de 67.479hectares, e pertence ao bioma marinho. A UC protege ambientes insulares de alta relevância ecológica.
Entre as espécies registradas estão o tubarão-martelo (Sphyrna lewini), tartaruga-de-pente (Eretmochely simbricata), garoupa-verdadeira (Epinephelus marginatus) e aves como o gaivotão (Larus dominicanus). A revisão foi aprovada conforme a Portaria ICMBio n.º 1.948, de 23 de maio de 2025.
Os planos de manejo são o principal documento orientador para a gestão de uma unidade de conservação, e devem ser revisados periodicamente. Os documentos detalham o zoneamento, dividindo a unidade em setores com diferentes graus de proteção e uso, e as normas específicas que regulamentam atividades como pesquisa científica, turismo e outras que sejam permitidas, conforme a categoria de UC.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável relacionados:


Com informações Estação Ecológica Tamoios e o Refúgio de Vida Silvestre do Arquipélago de Alcatrazes
Comunicação ICMBio
comunicacao@icmbio.gov.br
(61) 2028-9280