Notícias
COMAN realiza apresentação técnica de quatro Planos de Manejo em dezembro
- Foto: Maria Eduarda Soro
Em dezembro de 2024, a Coordenação de Planos de Manejo de Unidades de Conservação (COMAN) apresentou às Diretorias do Instituto Chico Mendes, quatro novos Planos de Manejo de unidades de conservação, marcando um avanço significativo na conservação ambiental no Brasil e no compromisso de que as unidades tenham os instrumentos de gestão adequados.
Esses documentos técnicos são essenciais porque estabelecem o zoneamento e as normas que devem presidir o uso da área e o manejo dos recursos naturais, inclusive a implantação das estruturas físicas necessárias à gestão da UC. Os planos de manejo também devem incluem medidas que promovem a integração das UCs à vida econômica e social das comunidades residentes e vizinhas.
Entre os planos apresentados, destaca-se a revisão geral do plano de manejo da Estação Ecológica de Tamoios, no litoral do Rio de Janeiro. Esta revisão é crucial para atualizar as diretrizes de conservação e manejo, considerando as mudanças ambientais e sociais ocorridas desde a última versão do plano, em 2006.
Além disso, foram elaborados novos planos de manejo aprovados tecnicamente nas apresentações realizadas para outras três importantes unidades de conservação:
-
Reserva Extrativista Mãe-Grande de Curuçá, no Salgado Paraense: Este plano visa promover a sustentabilidade das atividades extrativistas, garantindo a preservação dos recursos naturais e o bem-estar das comunidades locais.
-
Reserva Extrativista Acaú-Goiana, na divisa dos estados da Paraíba e Pernambuco: Focado na conservação dos ecossistemas costeiros e marinhos, este plano busca equilibrar a exploração dos recursos com a proteção ambiental.
-
Área de Proteção Ambiental da Serra de Ibiapaba, no Ceará: Este plano de manejo tem como objetivo principal a conservação da biodiversidade e a promoção do desenvolvimento sustentável na região.
Os planos de manejo são elaborados pelos servidores do Instituto, com base no Roteiro Metodológico de Elaboração e Revisão de planos de manejo de unidades de conservação federais. As equipes de planejamento integram representantes da equipe da UC e da Coordenação de Planos de Manejo de Unidades de Conservação - COMAN. 
A participação das comunidades locais e de outras partes interessadas é um aspecto crucial na elaboração desses planos. Esse processo participativo assegura que as necessidades e conhecimentos tradicionais das populações envolvidas sejam considerados, promovendo soluções sustentáveis e inclusivas.
Após esta etapa de contribuições de diversas áreas técnicas da sede, os processos ainda seguem para apresentação e avaliação dos conselhos das unidades de conservação, análise jurídica pela Procuradoria Federal Especializada junto ao ICMBio e posterior apresentação ao Comitê Gestor do Instituto para seguir para assinatura do Presidente do Órgão.