Notícias
Chefes de Unidades de Conservação do Sudeste se reúnem para alinhar ações e fortalecer a gestão ambiental
Chefes e representantes das Unidades de Conservação federais do Sudeste durante o Encontro de Gestores - Foto: Divulgação/ICMBio
De 20 a 24 de outubro, o Centro de Formação em Conservação da Biodiversidade (ACADEBio) sediou o Encontro de Gestores das Unidades de Conservação (UCs) do Sudeste, promovido pela Gerência Regional do Sudeste (GR4), com o apoio do Projeto Apoio às UCs/TAC Frade (FUNBio). O evento teve por objetivo alinhar ações e diretrizes estratégicas entre os chefes das unidades, compartilhar experiências da rotina de trabalho e nivelar entendimentos sobre as orientações mais recentes do ICMBio, assegurando uniformidade e eficácia nas práticas de conservação na região.
Os temas abordados foram definidos a partir das demandas apresentadas pelos gestores em uma reunião virtual preparatória. Entre os assuntos de destaque, estiveram Gestão de Pessoas, com foco no Programa de Gestão e Desempenho (PGD) e nos Agentes Temporários Ambientais (ATAs), Contratos e Frota das Unidades, Compensação Ambiental, Fiscalização Ambiental, Licenciamento Ambiental e Conselhos Gestores.
O gerente da GR4, Breno Herrera, destacou o encontro como fundamental a integração e ao planejamento conjunto. “Tivemos a oportunidade de esclarecer a atual estrutura organizacional da gerência, considerando o arranjo recente das coordenações territoriais; promover uma interação direta das UCs com a presidência e instâncias estratégicas da sede; estabelecer redes de especialistas nas CTs para as agendas de gestão socioambiental e proteção e, principalmente, efetivar o planejamento das principais realizações das UCs a serem alcançadas dentro do próximo ano”, disse.
Para o gerente, o encontro na ACADEBio significa o aprofundamento das relações horizontais de companheirismo entre os colegas gestores, o que fortalece o espírito de coletividade, indispensável para enfrentar os desafios do complexo dia a dia da gestão das UCs.
Fortalecimento da Flona de Ipanema
Durante o encontro, foi assinando o Primeiro Termo Aditivo ao Acordo de Cooperação Técnica (ACT) nº 53/2023, celebrado entre o Instituto Chico Mendes e a Fundação SOS Mata Atlântica. O aditivo prorroga por 36 meses, de 9 de janeiro de 2026 a 8 de janeiro de 2029, a parceria voltada ao fornecimento de suporte físico, operacional e logístico à administração e à gestão ambiental da Floresta Nacional (Flona) de Ipanema, em Iperó (SP), onde a ACADEBio está sediada.
Herrera ressaltou a importância de parcerias como estas, com a sociedade civil organizada e das ações conjuntas com instituições parceiras. Para ele, a ampliação de instrumentos como este são estratégicos para envolver, além do governo, a responsabilidade coletiva de cuidar da natureza com as pessoas. A região Sudeste opera a maior parte dos ACTs em funcionamento pelo Instituto.
“Foi uma grande honra receber os colegas da SOS Mata Atlântica para assinarmos o termo aditivo, especialmente neste momento em que a unidade inicia seu plano de reabilitação após o recente incêndio que a atingiu. Em breve, renovaremos com a mesma instituição o ACT atualmente vigente também com a ESEC Guanabara (RJ)”, colocou o gerente sobre a assinatura específica.
O acordo tem como propósito apoiar a implementação do Plano de Manejo da Flona de Ipanema, com ações voltadas à visitação pública, recuperação de áreas degradadas, monitoramento da biodiversidade, controle de espécies exóticas invasoras, pesquisas científicas, educação ambiental e manutenção da infraestrutura e do patrimônio histórico da unidade que abriga o sítio da Real Fábrica de Ferro de São João do Ipanema, berço da siderurgia nacional. Entre os resultados esperados também está a qualificação do funcionamento regular do Conselho Consultivo da Flona.
Comunicação ICMBio
comunicacao@icmbio.gov.br
(61) 2028-9280