Notícias
Ação Social percorre comunidades da Resex Chico Mendes (AC) e leva serviços essenciais a populações tradicionais
A Resex Chico Mendes foi criada em 1990 e ocupa mais de 930 mil hectares - Foto: Divulgação/ICMBio
A Reserva Extrativista (Resex) Chico Mendes é palco de uma grande mobilização interinstitucional voltada à promoção da cidadania, saúde e inclusão social das comunidades que vivem em áreas remotas da Unidade de Conservação (UC) Federal. A proposta é garantir o acesso das famílias a serviços básicos, muitas vezes inacessíveis no cotidiano das comunidades por conta da distância e das dificuldades logísticas.
A Ação Social, uma iniciativa do Núcleo de Gestão Integrada (NGI) ICMBio Chico Mendes, já passou por cinco comunidades do Acre: Divisão, em Assis Brasil (18/09), São Sebastião, em Epitaciolândia (20/09), Comunidade do Núcleo de Base Antônio Carneiro, em Brasiléia (26/09), Comunidade Castanheira, em Capixaba (02/10) e, mais recentemente, Comunidade Rio Branco, em Xapuri (23/10).
Durante os eventos, são realizados atendimentos médicos e odontológicos, aplicação de vacinas, realização de exames como Papanicolau e testes rápidos, entrega de medicamentos, emissão de documentos, serviços de assistência social, além de orientações e ações voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar e da organização comunitária. O NGI Chico Mendes oferece os serviços de emissão de certidão, consulta processual, esclarecimentos sobre atualização cadastral e acesso às políticas públicas, entre outros.
Na comunidade Rio Branco, o NGI ainda coordenou a assinatura de contratos do Programa Bolsa Verde com moradores aptos a receber o benefício.
“O Instituto é parceiro para orientar e para trabalhar junto à comunidade. Então, isso que está acontecendo é muito bonito. Essa parceria entre as instituições, promovida pelo ICMBio aqui na Reserva Chico Mendes, é um privilégio para a prefeitura de Assis Brasil participar e atender a comunidade com os serviços sociais”, declarou a secretária de Assistência Social de Assis Brasil, Ana Claudia Gonçalves.
“Muitas vezes precisamos ir até a cidade para resolver qualquer coisa, e isso significa perder dias de trabalho. Com essa ação, tudo fica mais perto da gente”, destacou o comunitário Antônio Andrade, do Seringal Triunfo, em Brasiléia.
O Chefe NGI, Marcos Mesquita, indicou que a ação representa um compromisso com as populações que mantêm vivo o modo de vida tradicional e contribuem diretamente para a conservação da floresta. “Estamos unindo esforços para garantir que os direitos básicos dessas comunidades sejam respeitados e assegurados”, disse.
A programação das atividades prevê a realização da Ação Social nos sete municípios abrangidos pela Resex Chico Mendes. Em Sena Madureira, onde o acesso se dá exclusivamente por meio fluvial, e no Núcleo de Base Sete Orquídeas, na zona rural da capital Rio Branco, a ação está sendo planejada para o início de 2026.
Com a realização da Ação Social, o NGI ICMBio Chico Mendes e os parceiros reforçam o compromisso de promover dignidade, inclusão e qualidade de vida às populações extrativistas da Resex Chico Mendes, fortalecendo também os laços entre comunidades e o Estado.
Parceiros
A atividade reúne importantes parceiros, entre eles as prefeituras municipais por meio das secretarias de Saúde e Assistência Social, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), o Exército Brasileiro, a Defensoria Pública do Estado do Acre e as associações de moradores e produtores da Resex.
Com informações da Reserva Extrativista Chico Mendes
Comunicação ICMBio
comunicacao@icmbio.gov.br
(61) 2028-9280
