Notícias
Dezembro dinâmico na Base Avançada do Centro TAMAR/ICMBio em Aracaju-SE
Reuniões discutem temas estratégicos como RAC-PMPSEAL, Projeto Orla do rio Sergipe e Plano Estadual de Proteção às Tartarugas Marinhas
Aracaju/SE (26/12/2025) – O mês de dezembro foi de plena atividade na Base Avançada do Centro TAMAR/ICMBio em Aracaju-SE, território das tartarugas-olivas (Lepidochelys olivacea). Nos dois primeiros dias do mês, foi realizada a primeira reunião de análise crítica (RAC) do Programa de Monitoramento de Praias de Sergipe-Alagoas (PMP-SEAL), provocada pelo setor de licenciamento do Ibama e organizada pela empresa Mineral, que coordena a execução do PMP-SEAL. O evento permitiu o encontro de representantes das equipes do Instituto Biota, Fundação Projeto Tamar, Fundação Mamíferos Aquáticos e Instituto Mamíferos Aquáticos - que realizam o monitoramento nas praias.
Além dos registros de encalhes e reabilitação dos animais marinhos, foram também apresentados resultados iniciais das análises de hidrocarbonetos, metais pesados e biomarcadores. O evento possibilitou a discussão dos principais resultados do programa de monitoramento de praias, assim como sua interação com outros projetos e empreendimentos que também realizam o monitoramento de encalhes de animais marinhos na região, assim como foram debatidas as possibilidades de integração desses resultados.Após a agenda, já no dia 05.12, foi feita vistoria, junto com técnicos do IBAMA, ao Centro de Reabilitação de Animais, gerido pela empresa Vichy. A visita teve como objetivos checar os espaços, ver seu funcionamento geral e dialogar para melhor atender as demandas.
Nesse mesmo dia, a equipe do Centro TAMAR/ICMBio em SE se reuniu com a Empresa Municipal de Obras e Urbanização de SE, a EMURB, sobre o Projeto Orla do rio Sergipe, ocasião na qual foram discutidos e aprovados detalhes do projeto, tais como: adequações na iluminação sobre a quadra poliesportiva e outros espaços, com o comprometimento em respeitar as diretrizes do Guia de Licenciamento Tartarugas Marinhas – 2ª Edição e reforçando as intenções de sempre manter o diálogo com os Órgãos competentes ao longo da construção do empreendimento.
Já em Maceió, o Instituto Biota foi o responsável por organizar uma oficina, entre os dias 10 e 12.12, que teve como objetivos a criação do Plano de Ação Estadual (PAE) para conservação das tartarugas marinhas, em Alagoas. O evento contou com a participação de representantes do Ministério Público Estadual e Federal, do Centro TAMAR/ICMBio, da APA de Piaçabuçu e da APA Costa dos Corais, geridas pelo ICMBio, da Associação dos Municípios de Alagoas, professores da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e do Instituto Federal (IFAL), da Secretaria de Meio Ambiente de Alagoas e do Instituto Estadual de Meio Ambiente, além de organizações da sociedade civil.
As atividades foram realizadas com base na metodologia adotada pelo ICMBio para elaboração dos Planos de Ação Nacionais (PAN) e contou com a identificação e objetivos, ameaças e ações prioritárias. Ao final do evento foi consolidada primeira versão da matriz de planejamento, com 13 objetivos específicos e 56 ações. Os próximos passos envolverão a monitoria e avaliação das ações.
No dia 18.12, foi cumprida uma agenda técnica junto à Reserva Biológica de Santa Isabel. Na ocasião foi discutido com equipe técnica da Fundação Projeto TAMAR e da REBIO, a realocação do cercado de incubação. A mudança do local do cercado deve ser realizada periodicamente de modo a diminuir o risco de alteração nas taxas de eclosão dos ninhos. Na oportunidade foi discutido também a possibilidade de uma análise conjunta dos dados, com ênfase nos parâmetros biológicos dos ninhos e demais aspectos relativos ao sucesso reprodutivo, avaliação de mudanças nas taxas e tempo de eclosão dos ninhos e ideias de mitigação dos impactos causados aos ninhos ao longo da unidade de conservação.
Texto: Erik Allan P. dos Santos e Jamyle Argôlo Freitas Batista, com edições.
Comunicação Centro TAMAR/ICMBio


