Notícias
Servidoras do Ibama fazem curso de defesa pessoal da Polícia Federal
Roda de conversa entre instrutores e alunas no encerramento do curso - Foto: Paula Rafiza/Ibama
Brasília/DF (10/09/2025) – O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em parceria com a Polícia Federal, promoveu um curso de defesa pessoal para servidoras, a fim de promover autoconfiança e segurança para mulheres que enfrentam situações de risco no exercício de suas atividades profissionais. As aulas da terceira turma, que reuniu servidoras do Ibama de todo o país, foram concluídas em 5 de setembro, na sede do Instituto, em Brasília (DF).
Os organizadores do evento entendem que essa capacitação transcende o aspecto técnico, configurando-se como uma ação estratégica de cuidado e valorização das servidoras. “É importante perceber a necessidade de um treinamento constante, procurar uma luta ou atividade em que possa treinar esse sentimento de alerta e autodefesa para se proteger”, explica a perita criminal da Polícia Federal e instrutora do curso, Milena Ganzelevitch. “Após esse treinamento, é possível observar uma mudança no modo como as alunas observam as situações ao seu redor”, acrescenta.
Para a participante da capacitação e agente ambiental federal do Ibama Sabrina Rodrigues, o evento serviu para ela observar alternativas de defesa em situações da vida pessoal e profissional. “É um curso que, de fato, transformou minha vida”, afirma Sabrina.
Adriana Melo Magalhães, que participou da primeira turma, relata que, antes do treinamento, se sentia uma pessoa fraca por literalmente fugir ou evitar conflitos. “Por meio da inteligência emocional, o curso me mostrou que, muitas vezes, esse é o melhor caminho. E que o próximo passo é a denúncia”, declara.
Alunas que se destacaram nas turmas anteriores foram convidadas para serem monitoras desse grupo, auxiliando para o melhor desempenho das novas aprendizes. “Fui aluna na primeira turma e, agora, como monitora, poder ver outras mulheres tendo essa mesma transformação é muito gratificante. No primeiro dia, elas parecem frágeis e, no final, se transformam em mulheres empoderadas, que acreditam em si e têm mais confiança para enfrentar situações de violência”, destaca agente ambiental federal do Ibama, Soryane Menezes.
Assessoria de Comunicação Social do Ibama
imprensa@ibama.gov.br
61 3316-1015
