Notícias
Ibama promove diálogo sobre avanços e desafios do manejo integrado do fogo na COP30
Roda de conversa com presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho - Foto: Rubem Jayron dos Santos Souza /ICMBio
Brasília/DF (25/11/2025) - O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) promoveu, no dia 19 de novembro, durante a COP30, o painel “Avanços e desafios na implementação do manejo integrado do fogo: integração de saberes e práticas em áreas protegidas do Brasil”. O evento ocorreu no Auditório Jandaíra, no Pavilhão Brasil (Zona Verde), e reuniu especialistas, gestores públicos e liderança indígena para discutir os rumos do Manejo Integrado do Fogo (MIF) no país.
A atividade integrou o eixo temático de mitigação de emissões de gases de efeito estufa e buscou destacar como o MIF tem contribuído para a conservação da biodiversidade, a adaptação às mudanças climáticas e o fortalecimento das práticas tradicionais nas Terras Indígenas e Unidades de Conservação federais.

- Painel do Ibama na COP30 reúne especialistas e lideranças indígenas para discutir avanços do Manejo Integrado do Fogo (MIF) - Foto: Rubem Jayron dos Santos Souza /ICMBio
A roda de conversa adotou um formato dinâmico, orientado por perguntas. Participaram do painel o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho; o coordenador de proteção do ICMBio, Ricardo Brochado; a diretora de proteção territorial da Funai, Janete Carvalho; o gerente de projetos da Fundação Bunge, Leandro Morilha; e a cacica Hélia Kumaruara, liderança indígena da aldeia Muruary, trazendo diferentes perspectivas sobre a gestão do fogo em áreas protegidas e a construção coletiva de soluções para uma convivência sustentável com o fogo.
A moderação ficou a cargo de Ane Alencar, pesquisadora do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), que conduziu a abertura contextualizando os avanços alcançados desde a publicação da Política Nacional do Manejo Integrado do Fogo. Em seguida, cada painelista respondeu a perguntas norteadoras sobre experiências, aprendizados e desafios na implementação do MIF em seus respectivos contextos de atuação.
O diálogo reforçou a importância da participação comunitária, da articulação interinstitucional e da valorização das práticas tradicionais como pilares essenciais para a gestão do fogo no Brasil.
Assessoria de Comunicação Social do Ibama
imprensa@ibama.gov.br
(61) 3316-1015