Notícias
Ibama participa de simpósio sobre o plano de emergência nuclear do Rio de Janeiro
4º Simpósio sobre o PEE sobre emergência nuclear em Angra dos Reis - Foto: Julliane Pereira/Ibama
Rio de Janeiro (17/09/2025) – Servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) participaram do 4º Simpósio sobre o Plano de Emergência Externo do Governo do Estado do Rio de Janeiro (PEE/RJ), onde foi apresentado o Plano de Emergência Complementar (PEC) do Instituto. O evento, promovido pela Secretaria de Estado de Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro (SEDEC/RJ), ocorreu em Angra dos Reis (RJ) na última quinta-feira (11).
O Simpósio teve como principal objetivo informar a sociedade sobre os planos de emergência relacionados à Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA), empreendimento licenciado pelo Ibama, onde funcionam as usinas de Angra 1 e 2. No protocolo do PEE está prevista, por exemplo, a evacuação preventiva da população dos arredores da CNAAA para áreas seguras.
No encontro, o Ibama abordou o componente ambiental e explicou o PEC. A chefe da Unidade Técnica do Ibama em Angra dos Reis, Victoria Caroline, esclareceu as possíveis respostas do Instituto a uma emergência nuclear: o acionamento da cadeia de comando dentro da instituição, as equipes mobilizadas e os equipamentos e estrutura disponibilizados.
Segundo Victoria Caroline, a participação do Ibama no PEE/RJ foi fundamental para evidenciar à população o papel do Instituto em situações de emergência nuclear — desde a fase de alerta, com a mobilização de servidores, coleta de amostras ambientais e monitoramento costeiro, até a adoção de medidas como embargos, restrições e comunicação transparente. O PEC do Ibama assegura que as ações do Instituto sejam planejadas, rápidas e coordenadas, garantindo a proteção do meio ambiente e da sociedade.
O evento foi aberto ao público e contou com a participação de instituições que compõe o Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro (Sipron).
Licenciamento Ambiental das usinas
A CNAAA é licenciada, no que tange ao meio ambiente, pelo Ibama, recebendo acompanhamento contínuo de suas atividades.
Ao longo do processo de licenciamento ambiental, após a emissão das licenças, o Instituto verifica, permanentemente, se as exigências descritas nos documentos estão devidamente atendidas e inclui novas, caso seja necessário. Essa verificação é dada por meio de análise documental e vistorias técnicas/fiscalizações.
Um exemplo da atuação do Ibama no projeto original do empreendimento foi a inclusão de telas de proteção na entrada do canal de resfriamento das turbinas para evitar que tartarugas marinhas e outros animais, atraídos pela água mais quente, ficassem presos nas grades de segurança da estrutura.
O licenciamento ambiental é importante ferramenta de gestão do meio ambiente para o desenvolvimento socioeconômico sustentável.
Assessoria de Comunicação Social do Ibama
imprensa@ibama.gov.br
(61) 3316-1015