Notícias
Ibama participa de evento na Colômbia sobre licenciamento e fiscalização ambiental
Diretores de Proteção e Licenciamento Ambiental (ao centro) com outros representantes do Ibama no evento - Foto: Divulgação/Ibama
Brasília/DF (10/11/2025) – Representantes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) estiveram no XII Diálogo Regional de Política sobre Licenciamento e Fiscalização Ambiental na América Latina e Caribe, um dos eventos mais relevantes sobre essa temática nessa região do globo. O encontro, que reuniu delegações de 16 países, ocorreu em Santa Marta, na Colômbia, entre 30 de setembro e 2 de outubro deste ano.
A equipe do Instituto contou com servidores das Diretorias de Licenciamento Ambiental e de Proteção Ambiental. A diretora de Licenciamento Ambiental, Claudia Jeanne Barros, representou a diretoria junto com o analista ambiental Felipe Cid, ambos integrantes também da delegação brasileira da Rede Latinoamericana de Sistemas de Avaliação de Impacto Ambiental (RedLaseia). O diretor de Proteção Ambiental, Jair Schmitt, e demais servidores da Diretoria de Proteção Ambiental (Dipro) que estiveram no evento, por sua vez, representaram o Instituto em outra frente: nas atividades da Rede Latino-Americana de Fiscalização e Conformidade Ambiental (RedLafica), fortalecendo a presença brasileira também no eixo de fiscalização e cumprimento ambiental.
O evento contou, entre as atividades, com visita dos participantes ao Parque Nacional Natural Tayrona, um dos locais mais emblemáticos da Colômbia. Durante a atividade, as delegações puderam conhecer iniciativas de conservação que integram biodiversidade, cultura e turismo sustentável, reforçando a importância da gestão ambiental participativa e do equilíbrio entre preservação e desenvolvimento local.
RedLaseia
No âmbito das atividades da RedLaseia em 2025, a Diretoria de Licenciamento Ambiental (Dilic) do Ibama teve papel de destaque ao liderar uma mesa técnica sobre o uso de Inteligência Artificial (IA) no licenciamento ambiental. O debate contou com a participação de representantes de instituições de meio ambiente da Costa Rica, Equador, Colômbia, Peru, Chile e Uruguai. As delegações compartilharam suas experiências e perspectivas sobre a aplicação de tecnologias emergentes nos processos de avaliação ambiental.
Como resultado desse trabalho colaborativo, foi elaborado um relatório regional sobre os usos da IA no licenciamento ambiental na América Latina, documento que sistematiza experiências, desafios e oportunidades na aplicação de ferramentas digitais para aprimorar a análise técnica e a tomada de decisão nas instituições públicas ambientais.
Encerrando as atividades, os membros da RedLaseia apresentaram um balanço das ações conduzidas ao longo de 2025 durante uma sessão plenária. Na ocasião, a Dilic apresentou o resumo de relatório destacando os avanços e resultados obtidos no campo da transformação digital e da inovação aplicada ao licenciamento ambiental na região.
Realização do evento
O encontro foi coliderado pela Autoridade Nacional de Licenças Ambientais da Colômbia (Anla) e contou com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Além das discussões promovidas pela RedLaseia, o evento também sediou as reuniões anuais da Redlafica, reforçando a integração entre os dois principais espaços de diálogo técnico e político sobre licenciamento e fiscalização ambiental no continente.
Considerado um marco importante para o Ibama, o encontro fortaleceu os laços de cooperação com os demais países latino-americanos, promovendo a troca de experiências e boas práticas em licenciamento e fiscalização ambiental, e reafirmando o papel do Brasil como referência técnica e institucional na agenda ambiental regional.
Assessoria de Comunicação Social do Ibama
imprensa@ibama.gov.br
(61) 3316-1015
