Notícias
Ibama fiscaliza pesca ilegal no Espírito Santo para reduzir riscos à fauna e de acidentes
Ibama no combate à pesca irregular no litoral sul do Espírito Santo - Foto: Divulgação/Ibama/ES
Vitória/ES (25/09/2025) – O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) iniciou, na manhã dessa quarta-feira (24), a Operação Makaira 2025, com foco na fiscalização da atividade pesqueira no litoral sul do Espírito Santo. A ação tem como objetivo coibir práticas ilegais, como pesca em locais proibidos, atividade sem autorização e descumprimento das condições estabelecidas nas permissões concedidas.

- Embarcações foram alvo de fiscalização por descumprirem regras de pesca e operarem em áreas proibidas
As embarcações fiscalizadas atuam, em sua maioria, na modalidade de espinhel de superfície, método considerado uma das principais ameaças a espécies de albatrozes, petréis e tartarugas marinhas. Por isso, os barcos devem adotar medidas específicas para reduzir a captura acidental desses animais. Garantir o uso correto dessas medidas mitigadoras é um dos pontos centrais da operação.
Antes da operação Makaira, o Ibama realizou auditorias nos sistemas de controle das embarcações voltadas à pesca de atum e espécies afins no estado. As análises revelaram diversas infrações ambientais em 2024, principalmente relacionadas à pesca em áreas de segurança próximas a plataformas de petróleo — locais onde ocorre concentração de peixes, mas onde a atividade é proibida por representar riscos à biodiversidade e potenciais acidentes ambientais.
Os fiscais aplicaram 260 multas e suspenderam as atividades de 45 embarcações. Para retomar suas atividades, os responsáveis deverão solicitar vistoria à equipe do Ibama em Vitória (ES). Embarcações que permanecerem em atividade sem regularização poderão sofrer sanções mais severas. Até o momento, foram aplicados R$ 22 milhões em multas.
A operação Makaira continua no estado. O pescado apreendido durante a fiscalização será doado ao Programa Mesa Brasil, do Serviço Social do Comércio (Sesc), que distribui alimentos para instituições sociais.
Assessoria de Comunicação Social do Ibama
imprensa@ibama.gov.br
(61) 3316-1015