Notícias
Ibama apreende madeira nobre, barbatanas de tubarão e resíduos perigosos em Guarulhos
Inspeção em bagagens de passageiros realizada pelo Ibama para prevenir irregularidades e reforçar a proteção ambiental - Foto: Fiscalização/Ibama/SP
São Paulo/SP (03/12/2025) – Entre 19 e 28 de novembro, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) realizou, no Aeroporto Internacional de São Paulo, a Operação Hermes COP, que teve como foco o controle de importações e exportações sujeitas à anuência ambiental, o combate ao envio irregular de amostras do patrimônio genético nacional e a repressão ao tráfico de espécimes, produtos e subprodutos da fauna e da flora nativas.
As ações resultaram na apreensão de aproximadamente 170 quilos de madeira serrada da espécie nativa Dalbergia decipularis, conhecida popularmente como sebastião-de-arruda ou Brazilian tulipwood no mercado internacional. A espécie é incluída na Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção (Cites). Essa madeira nobre é altamente valorizada na marcenaria de luxo e na fabricação de instrumentos musicais de corda.
A Operação Hermes COP também apreendeu 215 quilos de sucata eletrônica, classificados como resíduos perigosos e enquadrados na Convenção de Basileia, tratado internacional que regula a geração, o transporte transfronteiriço e a destinação final desses resíduos, com o objetivo de prevenir danos à saúde humana e ao meio ambiente.

- Mais de 70 kg de barbatanas de tubarão desidratadas apreendidas por ausência de comprovação de origem legal - Foto: Fiscalização/Ibama/SP
Além disso, foram apreendidos 77 quilos de barbatanas de tubarão desidratadas, 50 quilos de caranguejos vivos e 17,31 quilos de bexiga natatória de pescado, todos desacompanhados da comprovação de origem legal e da autorização do órgão ambiental competente.
A ação reforça o compromisso do Ibama com a proteção da biodiversidade brasileira, o fortalecimento do controle ambiental em pontos estratégicos de fronteira e a repressão ao tráfico internacional de animais, madeiras, resíduos e produtos derivados.
Assessoria de Comunicação Social do Ibama
imprensa@ibama.gov.br
(61) 3316-1015