Notícias
Hidrelétrica em Oiapoque (AP) passa por vistoria do Ibama
Vista do rio Oiapoque, próximo à divisa entre Brasil e Guiana Francesa - Foto: Divulgação/Ibama
Oiapoque/AP (14/11/25) – Uma equipe técnica do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) fez uma vistoria na Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Salto Cafesoca, em 4 e 5 de novembro, em Oiapoque (AP). O objetivo foi acompanhar a etapa de comissionamento do empreendimento, antes da operação comercial, prevista para ser iniciada em dezembro. Essa hidrelétrica está sendo implantada no rio Oiapoque, na fronteira entre Brasil e Guiana Francesa.
Durante a vistoria, foram observados testes eletromecânicos para a averiguação do funcionamento dos sistemas elétricos e hidráulicos, de acordo com os projetos, as especificações e as normas técnicas. Também foram avaliadas as ações executadas nos programas ambientais da fase de instalação, como recuperação de áreas degradadas, transplante de epífitas, monitoramento de fauna, supressão de vegetação, passarela de pedestres, entre outras. Os programas, os planos e as medidas que devem ser implementados nessa fase foram definidos em setembro, quando a licença de operação do empreendimento foi emitida pelo Ibama.
A equipe que participou da vistoria foi composta por analistas ambientais do Ibama que atuam na Coordenação de Licenciamento Ambiental de Hidrelétricas, Obras e Estruturas Fluviais (Cohid), na Unidade de Exercício Descentralizado do Amapá e na Unidade Técnica em Oiapoque.
Com capacidade de 7,5 megawatts, a PCH Salto Cafesoca atenderá grande parte da demanda por energia elétrica de Oiapoque (AP), que ainda é um sistema isolado, e contribuirá para a redução de cerca de 80% do consumo do óleo diesel usado nos geradores de energia que abastecem o município. Para mais informações sobre a hidrelétrica, acesse: PCH Salto Cafesoca.
Assessoria de Comunicação Social do Ibama
imprensa@ibama.gov.br
(61) 3316-1015
