Notícias
Curso de limpeza de praias atingidas por óleo é promovido pelo Ibama no ES
Equipe realiza capacitação em praia do Espírito Santo - Foto: divulgação/Ibama
Brasília/DF (19/11/2025) – O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) realizou, nos dias 4 e 5 de novembro de 2025, o Curso de Formação de Multiplicadores – Limpeza de Praias Atingidas por Óleo (Norte do ES), no âmbito do Projeto Praia Sem Óleo. A capacitação teve como objetivo preparar gestores e técnicos de órgãos estaduais e municipais das áreas de meio ambiente, limpeza urbana e Defesa Civil para atuar em situações de emergência ambiental relacionadas a derramamentos de óleo sem origem conhecida.
O curso abordou comportamento do óleo no meio ambiente, técnicas de limpeza em ambientes litorâneos, além de procedimentos adequados de armazenamento, destinação temporária e final dos resíduos oleosos. A programação totalizou oito horas de atividades, divididas entre quatro horas de aulas teóricas e quatro horas de atividades práticas.As aulas teóricas foram realizadas no auditório da sede administrativa da Prefeitura de São Mateus (ES), enquanto as práticas ocorreram na Base do Centro Tamar, em Guriri, no mesmo município.
Participaram como alunos representantes das Secretarias Municipais de Meio Ambiente, da Defesa Civil e da Limpeza Urbana dos municípios capixabas de Aracruz, Conceição da Barra, Fundão, Linhares, Serra e São Mateus. Também estiveram presentes técnicos de órgãos estaduais como o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e a Defesa Civil, além de representantes de instituições federais, como o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) – Rebio Comboios, NGI Santa Cruz e Centro Tamar – e a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).
Entidades da sociedade civil e do setor privado também marcaram presença, incluindo o Instituto Baleia Jubarte (IBJ), o Instituto de Pesquisas para a Reabilitação de Animais Marinhos (IPRAM), o Instituto Orca (Organização Consciência Ambiental), o Instituto Goiamum, a Fundação Projeto Tamar, o Instituto Brasileiro de Fauna e Flora (Ibraff), a Petrobras Transporte S.A. (Transpetro) e a Hidroclean Serviços Marítimos S.A.
No total, 105 pessoas se inscreveram, sendo 80 participantes efetivamente capacitados.
A equipe do Ibama responsável pela organização e execução do treinamento foi composta por instrutores do Núcleo de Prevenção e Atendimento às Emergências Ambientais (Nupaem) da Superintendência do Instituto no Rio Grande do Norte, do Centro Nacional de Emergências Ambientais e Climáticas (Ceneac/Dipro) e da Superintendência do Ibama no Espírito Santo. Também participaram como organizadores e alunos servidores do Nupaem e da Equipe de Educação Ambiental do Instituto no Espírito Santo e do próprio Centro.
A capacitação integra um plano nacional de formação de multiplicadores em limpeza de praias. A iniciativa visa atender à demanda da região norte do Espírito Santo, fortalecendo a capacidade de resposta local a emergências ambientais e promovendo a integração entre diferentes instituições e níveis de governo.
A formação de multiplicadores é uma ação estratégica do Ibama para ampliar a preparação técnica e operacional frente a possíveis derramamentos de óleo no litoral brasileiro. Diante da diversidade ambiental e socioeconômica das regiões costeiras do país, o projeto busca adaptar metodologias de treinamento às especificidades regionais, garantindo eficiência, rapidez e coordenação nas ações de resposta a emergências ambientais, especialmente nas relacionadas a derramamento de óleo sem origem conhecida, como o que ocorreu em 2019 na costa brasileira.
Com iniciativas como o Projeto Praia sem Óleo, o Ibama reforça seu compromisso com a prevenção e o enfrentamento de desastres ambientais, promovendo a capacitação técnica de gestores públicos e parceiros institucionais e contribuindo para a proteção dos ecossistemas costeiros e marinhos brasileiros.
Assessoria de Comunicação Social do Ibama
imprensa@ibama.gov.br
61 3316-1015
