Notícias
Crimes contra a fauna resultam em R$ 917,8 mil em multas no Pará
Papagaio curica resgatado pela equipe do Ibama após denúncia - Foto: Divulgação/Ibama
Marabá/PA (24/09/2025) - O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) intensificou a fiscalização contra crimes ambientais envolvendo a fauna em Marabá, município do Pará. A ação, finalizada em 19 de setembro, teve como foco os criadouros amadores de passeriformes.
Durante a operação, os fiscais identificaram sete plantéis com informações inconsistentes no Sistema de Controle e Monitoramento da Atividade e Criação Amadora de Pássaros (Sispass), resultando na apreensão de 24 pássaros e na aplicação de uma multa total de R$ 917,8 mil, conforme o Decreto nº 6.514/2008.
Além da fiscalização de rotina, o Ibama atendeu denúncias recebidas por meio das plataformas de atendimento Fala.BR e Linha Verde. Uma das denúncias levou à descoberta de um papagaio curica em condições críticas, com mutilação nas asas e alojamento inadequado, além de dieta e espaço impróprios para sua sobrevivência. O animal foi resgatado, e o responsável foi autuado por maus-tratos.
Os pássaros apreendidos foram encaminhados para a Fundação Zoobotânica de Marabá, onde passaram por avaliação veterinária. Aqueles que estavam aptos para a reintegração à natureza foram liberados em áreas seguras e adequadas, garantindo sua preservação no habitat.
O Ibama reforça a importância da colaboração da população na luta contra os crimes ambientais e convida a todos a realizarem denúncias por meio da Linha Verde, número 0800 061 8080, que oferece a possibilidade de anonimato, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, ou pela plataforma Fala.BR.
Assessoria de Comunicação Social do Ibama
imprensa@ibama.gov.br
61 3316-1015
