Notícias
Cooperação binacional fortalece o combate aos incêndios no Pantanal
Brigadistas do Ibama e da Bolívia planejam o combate ao fogo na fronteira - Foto: divulgação/Ibama
Corumbá/MS (15/10/2025) – Brigadistas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) se reuniram com bombeiros da Bolívia para organizar estratégias de combate a incêndios florestais na Serra do Amolar, região do Pantanal próximo à fronteira entre os dois países, cujo melhor acesso ocorre pelo território boliviano.
O encontro foi realizado na base do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), do Ibama, em Corumbá (MS). Um dos desdobramentos foi a entrada de dez brigadistas do Prevfogo no país vizinho, mesma situação ocorrida em 2024, quando os combatentes de incêndios florestais precisaram transitar pela Bolívia, a fim de acessar a Serra do Amolar.
A atuação conjunta não é recente. Há alguns anos, as duas equipes têm promovido intercâmbios e treinamentos em comum. Esse histórico de cooperação tem garantido comunicação fluida e agilidade nas respostas.
Inclusive, está prevista a ampliação da cooperação em manejo integrado do fogo, vinculada ao Acordo Básico de Cooperação Técnica, Científica e Tecnológica, firmado entre os dois países em 1996. Na prática, esse aprimoramento consolidará ainda mais a solidariedade e a troca de experiências entre as nações.
A Serra do Amolar, cordilheira no coração do Pantanal, abriga espécies únicas e é considerada uma das regiões mais emblemáticas da transição entre Cerrado e chaco, floresta tropical seca presente no território boliviano. Em 2020, o Pantanal registrou o maior desastre ambiental de sua história recente, com mais de 4 milhões de hectares devastados pelo fogo.
Assessoria de Comunicação Social do Ibama
imprensa@ibama.gov.br
(61) 3316-1015
