Notícias
Comunidade do Acre participa de evento sobre o período de defeso
Servidor do Ibama na reunião sobre o defeso - Foto: Divulgação/Ibama
Rio Branco/AC (24/11/2025) – O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) participou, na última quinta-feira (13), de evento promovido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) sobre educação ambiental, em Assis Brasil, no Acre. O objetivo era compartilhar informações sobre o período de defeso, no qual a pesca é temporariamente proibida para proteger a reprodução de peixes e garantir a sustentabilidade dos recursos pesqueiros.
Em fala direcionada à comunidade presente, representantes do Ibama destacaram que o período de defeso no Acre ocorre, anualmente, de 15 de novembro a 15 de março do ano seguinte, mas que algumas espécies possuem proteção garantida o ano todo, como o piranambu, o pirarucu e o tambaqui.
A sensibilização e a orientação das comunidades sobre o período de defeso são fundamentais para garantir a conservação dos cardumes e a manutenção dos meios de vida que dependem da pesca. “A atuação integrada entre diferentes instituições tem potencial para ampliar significativamente o impacto das ações, ao unir conhecimento técnico, apoio social e políticas públicas, resultando em uma abordagem mais eficaz”, declarou o técnico ambiental Janilson Cordeiro.
O evento buscou promover o diálogo direto com pescadores, ribeirinhos e demais usuários do território, esclarecendo dúvidas, reforçando a importância do cumprimento do defeso e apresentando alternativas de apoio durante o período de restrição, como benefícios sociais ou programas de geração de renda.
Além do Ibama e do ICMBio, a ação contou com a presença de diferentes instituições públicas envolvidas na temática, como o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (IDAF) e a Prefeitura de Assis Brasil. Essa articulação amplia o alcance das atividades educativas e demonstra à população que a proteção dos estoques pesqueiros é uma responsabilidade coletiva do Estado e da sociedade, o que contribui para reduzir conflitos, melhorar a adesão das comunidades às normas ambientais e fortalecer a gestão compartilhada dos recursos naturais.
Assessoria de Comunicação Social do Ibama
imprensa@ibama.gov.br
61 3316-1015
