Notícias
Animais em reabilitação voltam ao Cetas Brasília após incêndio
Tamanduá faz o reconhecimento do recinto na chegada ao Cetas - Foto: Paula Rafiza/Ascom/Ibama
Brasília/DF (18/09/2025) – Nessa quarta-feira (17), o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Brasília, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), começou a receber de volta animais que estavam em reabilitação no local, mas tiveram de ser transferidos às pressas em virtude de um incêndio na mata próxima ao Cetas. O incidente ocorreu no último dia 9 e, desde então, os espécimes estavam abrigados no Zoológico de Brasília. Nenhum se feriu, devido à proteção do aceiro de seis metros em volta do terreno realizado pelos brigadistas do Prevfogo/Ibama e voluntários.
Dois tamanduás e três macacos-pregos retornaram ao Cetas nessa quarta-feira (17). Os animais estão bem de saúde e se readaptaram com tranquilidade aos recintos. “Eles estão mantendo o comportamento que já tinham aqui, onde tem o cheiro deles e toda a estrutura à qual estavam acostumados”, explica o chefe do Cetas Brasília, Júlio César Montanha.
Nesta quinta (18), foi a vez de 35 araras-canindé serem transportadas do zoológico de volta para os corredores de voo do Cetas. Na próxima terça-feira (23), três onças-pardas e uma jaguatirica também retornarão ao centro para a continuidade de seu processo de reabilitação.
Nos próximos dias, o comportamento dos animais será acompanhado pela equipe multidisciplinar do Cetas, formada por médicos-veterinários, biólogos, zootecnistas, engenheiro entre outros profissionais. “Agora que estão de volta, é necessário dar a oportunidade de esses animais expressarem os comportamentos mais próximos do natural dentro dos recintos. Isso é importante para o processo de reabilitação”, comenta Júlio.
A equipe do Cetas aproveitou a ausência temporária desses animais para promover melhorias nos recintos. “Fizemos uma limpeza geral e a montagem de algumas novas estruturas, dando um passo significativo na evolução da reabilitação desses espécimes”, declara o chefe do Cetas Brasília.
Rede Cetas
O Cetas Brasília faz parte da Rede Cetas, do Ibama, que recebe animais silvestres por entrega voluntária, resgate ou apreensão de fiscalização, com a finalidade de recuperar e destinar esses animais por meio de soltura ou de encaminhamento para empreendimentos de fauna devidamente autorizados. Em todo o país, há 25 unidades em funcionamento.
Assessoria de Comunicação Social do Ibama
imprensa@ibama.gov.br
(61) 3316-1015
