Notícias
35 aves silvestres são apreendidas em operação contra o tráfico de fauna em MG
Agente do Ibama durante Operação Gênesis, em Minas Gerais - Foto: Divulgação/Ibama
Belo Horizonte/MG (21/10/2025) Trinta e cinco aves silvestres foram apreendidas durante operação de fiscalização realizada nos municípios mineiros de Arcos, Lagoa da Prata e Moema, entre 14 e 16 de outubro. A ação foi deflagrada de forma conjunta por agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), da Companhia de Polícia Militar de Meio Ambiente de Minas Gerais e da Guarda Civil Municipal de Lagoa da Prata.
A operação buscou combater ilícitos ambientais relacionados a nascimentos fraudulentos de passeriformes (aves canoras) registrados no Sistema de Controle e Monitoramento da Atividade de Criação Amadora de Pássaros (SisPass), mantido pelo Ibama. Os infratores cadastravam no sistema nascimentos de filhotes que nunca ocorreram, enquanto reutilizavam anilhas antigas em aves capturadas ilegalmente na natureza, como forma de dar aparente legalidade aos animais e com objetivo último de vendê-los. Alguns dos exemplares apreendidos estavam com anilhas com data de nascimento de mais de 20 anos atrás, informação incompatível com a expectativa de vida das espécies.
Foram aplicados seis autos de infração, no total de R$ 154 mil em multas, e excluídos cerca de 200 registros fraudulentos dos cadastros do SisPass. As aves apreendidas foram encaminhadas ao Hospital Veterinário da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), que mantém convênio com a Unidade Técnica do Ibama em Uberlândia (MG), para avaliação dos maus-tratos sofridos, a maioria devidos às condições sanitárias do cativeiro.
A ação fiscalizatória, nomeada como Operação Gênesis, reuniu agentes do Ibama das Unidades Técnicas em Uberlândia, em Lavras (MG) e em São José do Rio Preto (SP).
Assessoria de Comunicação Social do Ibama
imprensa@ibama.gov.br
(61) 3316-1015
