Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Abrir menu principal de navegação
Governo Digital
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • cnh social
  • enem
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • Estratégias e Governança Digital
    • Secretaria de Governo Digital
    • Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (Sisp)
      • Governança de Talentos
      • Autodiagnóstico - iGOVSISP
      • Comissão de Coordenação do SISP - CCSISP
      • Guia do Gestor
      • Sobre o SISP
    • Transformação Digital
      • Trajetória da transformação digital
      • Ferramentas
      • O que oferece?
      • Lista Serviços Digitais
      • Central de Qualidade
    • Planos de Transformação Digital
      • PTDs Vigentes
      • Kit de Elaboração PTD
      • Modelo Gestão Risco
      • Guia 10passos PTD
    • Estratégia Nacional de Governo Digital
      • Perguntas Frequentes
      • Comitê
    • Estratégia Federal de Governo Digital
      • Um Governo Centrado no Cidadão e Inclusivo
      • Um Governo Integrado e Colaborativo
      • Um Governo Inteligente e Inovador
      • Um Governo Confiável e Seguro
      • Um Governo Transparente, Aberto e Participativo
      • Um Governo Eficiente e Sustentável
      • Monitoramento EFGD
      • Monitoramento EFGD 2024-2027
      • EFGD 2024 - 2027
      • Contratação de Soluções de TIC
      • EFGD 2024 - 2027
    • Rede Nacional de Governo Digital
      • Mapa
      • Guia: 10 passos para a transformação digital em estados e municípios
      • Municípios
    • Rede Federal de Ensino
    • Startup GOV.BR
      • Guia - GPS
  • Plataformas e Serviços Digitais
    • Conta GOV.BR
    • Ferramenta de Avaliação
      • Links
    • Ferramenta de Automação
    • Conecta GOV.BR
    • Protocolo GOV.BR
    • Software Público
    • Assinatura Eletrônica
    • Rede Nacional de Governo Digital - Rede GOV.BR
    • Manual de Edição: site Governo Digital
    • Regras para Editores de Conteúdo gov.br
    • Agenda gov.br
  • Identidade
    • Identificação do Cidadão e Carteira de Identidade Nacional
      • Serviço de Identificação do Cidadão
      • Imagens
      • Câmara Executiva Federal de Identificação do Cidadão (CEFIC)
      • Dúvidas Frequentes sobre a CIN
      • Antiga Carteira de Identidade Nacional CIN
      • Legislação
    • Identidade Digital para Gestores Públicos
      • Programa Balcão GOV.BR
      • Dúvidas Frequentes do Ecossistema da Identidade Digital GOV.BR
      • Orientações sobre os critérios de segurança adotados na Conta GOV.BR
    • Conta gov.br
      • O que é a conta gov.br?
      • Onde usar a conta gov.br
      • Níveis da conta gov.br
      • Segurança da conta
      • Vídeos tutoriais
      • Ajuda da conta gov.br
      • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
      • Exclusão da conta gov.br
    • Assinatura Eletrônica
      • Saiba mais sobre a assinatura eletrônica
      • Assinatura Eletrônica para Órgãos
      • Importar certificados gov.br no Adobe Acrobat Reader
    • Carteira de documentos digitais
    • Gerenciar o uso dos seus dados pessoais
    • Prova de Vida
  • Acessibilidade e Usuário
    • Atendimento gov.br
      • Dúvidas na conta gov.br
      • Dúvidas na assinatura gov.br
      • Dúvidas no aplicativo gov.br
      • Dúvidas nos dados cadastrais
      • Atendimento Presencial
      • Integração dos Serviços Estaduais
    • Acessibilidade Digital
      • Modelo de Acessibilidade
      • Ferramentas
      • Padrões Web em Governo Eletrônico
      • Referências e Modelos de Implementação
      • Material de apoio
      • Recursos de Acessibilidade
      • ABNT NBR 17225 - Acessibilidade em Conteúdo e Aplicações Web
      • ABNT NBR 17060 - Acessibilidade em Dispositivos Moveis
      • Cursos
    • Experiência do Usuário
    • VLibras
  • Contratações de TIC
    • Catálogos de Soluções de TIC com Condições Padronizadas
      • Arquivos
      • Catálogo de Soluções de TIC com Condições Padronizadas (Adobe)
    • Compras de TIC
    • Legislação
      • Processo de Contratação de Soluções de TIC Regido Pela Lei n° 14.133, de 2021
      • Processo de Contratação de Soluções de TIC Regido Pela Lei n° 8.666, de 1993
      • Análise de Alçadas Regido Pela Lei n° 14.133, de 2021
      • Legislação Aplicada à Contratação de TIC
      • Modelo de Contratação de Software e Serviços em Nuvem
      • Modelo de Contratação e Gestão de Estações de Trabalho
      • Modelo de Contratação de Serviços de Desenvolvimento, Manutenção e Sustentação de Software
      • Modelo de Contratação de Serviços de Outsourcing de Impressão
      • Modelo de Contração de Serviços de Operação de Infraestrutura e de Atendimento a Usuários de TIC
      • Modelo de Composição de Preços nas Contratações com Empresas Públicas Federais
      • Orientações - Contratos Baseados em UST
      • Todos os Modelos, Diretrizes e Orientações para Contratação de Soluções de TIC
      • Orientações - Contratos Baseados em UST
    • Orientações e Apoio Especializado
      • Conceito de Solução de TIC
      • Informações e Orientações sobre Análise de Alçadas
      • Pedidos de Excepcionalidade para Contratação de TIC
      • Central de Serviços e Suporte do SISP
      • Capacitações
      • Templates de Artefatos para Contratação e Lista de Verificação
      • FAQ
      • Central de Serviços e Suporte do SISP (C3S)
    • Capacitações
  • Privacidade e Segurança
    • Centro de Excelência em Privacidade e Segurança (CEPS GOV.BR)
      • Vídeos Educativos
      • Jogos Educativos
    • Centro Integrado de Segurança Cibernética (CISC GOV.BR)
    • Framework, Guias e Modelos
    • PPSI 2.0
    • Webnario
  • Infraestrutura Nacional de Dados
    • Interoperabilidade
      • Conecta gov.br
    • Catálogo Nacional de Dados
    • Governança de Dados
    • Informações geoespaciais
    • Ambiente Tecnológico
      • Nuvem
      • Data Centers
      • Infovia
    • Decisão Baseada em Dados
      • Recomendação de serviços
      • Notificação personalizada
      • Caixa Postal Digital do Cidadão
    • Inteligência Artificial
      • imagens
      • Publicações
    • Qualificação de Endereços
  • Capacitação
    • Capacita GOV.BR
    • Eventos e Prêmios
  • Legislação
  • Notícias
  • Mapa do Site
  • GOV.BR
    • Serviços
      • Buscar serviços por
        • Categorias
        • Órgãos
        • Estados
      • Serviços por público alvo
        • Cidadãos
        • Empresas
        • Órgãos e Entidades Públicas
        • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
        • Servidor Público
    • Temas em Destaque
      • Orçamento Nacional
      • Redes de Atendimento do Governo Federal
      • Proteção de Dados Pessoais
      • Serviços para Imigrantes
      • Política e Orçamento Educacionais
      • Educação Profissional e Tecnológica
      • Educação Profissional para Jovens e Adultos
      • Trabalho e Emprego
      • Serviços para Pessoas com Deficiência
      • Combate à Discriminação Racial
      • Política de Proteção Social
      • Política para Mulheres
      • Saúde Reprodutiva da Mulher
      • Cuidados na Primeira Infância
      • Habitação Popular
      • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
    • Notícias
      • Serviços para o cidadão
      • Saúde
      • Agricultura e Pecuária
      • Cidadania e Assistência Social
      • Ciência e Tecnologia
      • Comunicação
      • Cultura e Esporte
      • Economia e Gestão Pública
      • Educação e Pesquisa
      • Energia
      • Forças Armadas e Defesa Civil
      • Infraestrutura
      • Justiça e Segurança
      • Meio Ambiente
      • Trabalho e Previdência
      • Turismo
    • Galeria de Aplicativos
    • Acompanhe o Planalto
    • Navegação
      • Acessibilidade
      • Mapa do Site
      • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
    • Consultar minhas solicitações
    • Órgãos do Governo
    • Por dentro do Gov.br
      • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
      • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
      • Ajuda para Navegar o Portal
      • Conheça os elementos do Portal
      • Política de e-participação
      • Termos de Uso
      • Governo Digital
      • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
    • Canais do Executivo Federal
    • Dados do Governo Federal
      • Dados Abertos
      • Painel Estatístico de Pessoal
      • Painel de Compras do Governo Federal
      • Acesso à Informação
    • Empresas e Negócios
Links Úteis
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
Redes sociais
  • Instagram
  • Twitter
Você está aqui: Página Inicial Estratégias e Governança Digital Transformação Digital Central de Qualidade Padrões de Qualidade

Padrões de Qualidade

Info
.

O que são

Os Padrões de Qualidade servem como referência de uma situação ideal a ser buscada para a oferta de serviços públicos por meio eletrônico com consistência digital e experiência do usuário simples e intuitiva.   

Dimensões

Com foco na melhoria contínua da qualidade de serviços os padrões de qualidade propostos, observam 7 dimensões: facilidade; comunicação; atendimento; experiência unificada; acessibilidade; privacidade e segurança; escuta ativa.

Contexto

Os padrões de qualidade integram as ferramentas de avaliação de qualidade de serviços e são revistos na Portaria SGD/ME nº 1.083, de 14 de fevereiro de 2025.

Como usar os padrões para a melhoria dos serviços

Os padrões de qualidade dos serviços digitais são base para o desenvolvimento do Autodiagnostico da Maturidade de Serviços, que poderá ser utilizado como ferramenta de suporte e reflexão à melhoria e ao aperfeiçoamento da prestação de serviços públicos digitais.

Ao final do preenchimento do Autodiagnostico, o gestor terá condições de elaborar um plano de ação com o que deve ser feito para melhorar a qualidade de seu serviço. Para auxiliar nesse caminho você pode consultar a Trilha pela Evolução da Maturidade Digital.

Os padrões de qualidade são expressos em 7 (sete) dimensões que se desdobram em 5 (cinco) atributos. Numa visão ideal da qualidade de serviços públicos com foco no usuário, os atributos representam elementos mensuráveis do formato de oferta e da forma de atendimento que devem integrar as características os serviços públicos ofertados à população.

Está em desenvolvimento pela Secretaria de Governo Digital a Cartilha dos Padrões de Qualidade de Serviços Públicos no Governo Digital, documento que visa orientar os órgãos gestores de serviços e a sociedade quanto ao significado de cada atributo definido e à abrangência da sua aplicação prática.

Ilustração de mulher sentada, utilizando computador.

Tela de computador com textos.

Quais serviços devem realizar o autodiagnóstico

Deverão realizar o autodiagnóstico, ao menos uma vez ao ano:

  • Serviços vinculados a sistemas críticos (nos moldes do Acórdão do Plenário do TCU nº 2077/2019) – quando tiverem nota de avaliação de satisfação inferior a 4,5 por três meses consecutivos;
  • Serviços não vinculados a sistemas críticos – quando tiverem nota de avaliação de satisfação inferior a 4 por três meses consecutivos;
  • Serviços muito acessados na plataforma GOV.BR (50 mil visualizações únicas ou mais) e que não estejam integrados ou não possuam número relevante de avaliações de satisfação dos usuários.

Lâmpada.

Principais conceitos associados

  • Padrões de Qualidade para Serviços Públicos Digitais – indicam dimensões a serem perseguidos para que as unidades gestoras ofereçam serviços públicos por meio eletrônico com consistência digital e experiência do usuário simples e intuitiva;
  • Consistência digital – trata da conformidade do serviço com as diretrizes de transformação digital do Poder Executivo federal e integração com a Plataforma gov.br;
  • Experiência do usuário – avalia aspectos que afetam a jornada dos usuários – da busca à resposta final – que se referem ao formato de oferta do serviço e à sua forma de atendimento ao usuário;
  • Autodiagnostico da Maturidade em Serviços – questionário disponibilizado pela Secretaria de Governo Digital, que permite identificar a maturidade de um serviço em relação à aderência aos padrões de qualidade vigentes;
  • Nível de Maturidade Digital em Serviços Públicos – ferramenta padronizada que identifica a presença de padrões de qualidade considerados básicos - a cada ciclo, entre os atributos que caracterizam o serviço ofertado à população, indicando o seu nível de amadurecimento.

Dimensões dos padrões de qualidade

DIMENSÃO 1 Facilidade

  • Serviço tem canal digital para todas as etapas digitalizáveis
  • Serviço utiliza o login gov.br para acesso
  • Serviço solicita ao usuário apenas os dados indispensáveis para a prestação do serviço
  • Serviço obtém, automaticamente, pelo menos um dado que deixa de ser solicitado ao usuário
  • Serviço obtém, automaticamente, todos os dados necessários para a prestação do serviço

DIMENSÃO 2 Comunicação

  • Informações sobre o serviço no gov.br estão atualizadas e não há nenhum link quebrado
  • Campos do formulário se comportam de forma consistente, conduzindo o preenchimento
  • Canal para acompanhamento da solicitação do serviço e pagamento é feito no mesmo fluxo (se aplicável)
  • Serviço notifica usuário quando há mudança de status no processo e/ou necessidade de intervenção
  • Serviço desenhado para especificidades do público-alvo e é prestado de forma automática (se aplicável)

DIMENSÃO 3 Atendimento

  • Serviço apresenta informações organizadas no formato gov.br
  • Serviço apresenta informações organizadas no formato gov.br, em linguagem simples e adequada ao público-alvo
  • Disponibilizado mais de um canal para esclarecimento de dúvidas (ex.: e-mail, FAQ, chatbot, telefone URA)
  • Serviço disponibiliza canal de atendimento humano para dúvidas (não robô)
  • Serviço disponibiliza canal de atendimento humano para solicitação

DIMENSÃO 4 Experiência Unificada

  • Serviço consta no portal gov.br e aplicativos estão na conta gov.br nas lojas de aplicativos (se aplicável)
  • Serviço tem todas as etapas da jornada do usuário unificadas em um único fluxo, independente de ambiente ou sistema
  • Serviço adota padrão mínimo do design system do gov.br e está integrado à área logada
  • Serviço adota integralmente o design system do gov.br
  • Informações estão uniformizadas em todos os canais (portal Govbr, carta de serviços, outras páginas)

DIMENSÃO 5 Acessibilidade

  • Serviço usa ao menos uma solução digital acessível, como Vlibras ou adaptação para baixa visão
  • Serviço atende recomendações da SGD quanto a formulários e disposição de textos
  • Serviço adota os componentes acessíveis indicados pelo design system
  • Serviço atende a todos os requisitos do padrão A da WCAG
  • Serviço atinge patamar mínimo de 90% em teste automatizado de acessibilidade

DIMENSÃO 6 Privacidade e Segurança

  • Serviço apresenta ao usuário o Termo de Uso e a Política de Privacidade
  • Serviço adota controle de acesso de acordo com Política de Controle de Acesso Institucional
  • Serviço dispõe de mecanismos para registros de eventos (logs)
  • Serviço solicita apenas dados necessários à análise da demanda e dispõe de Relatório de Impacto à Proteção de Dados Pessoais (RIPD) (se aplicável)
  • Serviço adota mecanismo de cópia e de recuperação dos dados coletados

DIMENSÃO 7 Escuta Ativa

  • Serviço disponibiliza avaliação de satisfação aos usuários
  • Serviço estabelece fluxo e rotina de realizar melhorias para atender sugestões e reclamações de usuários
  • Serviço realiza teste com usuários antes de publicar nova solução ou atualização significativa
  • Serviço realiza testes periódicos com usuários e implementa ajustes a partir dos resultados
  • Serviço tem jornada do usuário mapeada e sistemática de acompanhamento de avaliações

Links de apoio aos gestores

Encontre a informação desejada:


Autodiagóstico de Maturidade (em breve)
Lorem ipsum dolor sit amet.
Nível de Maturidade em Serviços
Ferramenta padronizada que identifica a presença de padrões de qualidade.
Trilha da Maturidade
Conjunto de passos integrados que buscam sensibilizar o gestor de serviços e sua equipe para os temas da avaliação, da qualidade e da maturidade
Laboratório de Qualidade LabQ
Um laboratório de experimentação e (re)desenho de serviços públicos digitais.
  • Estratégias e Governança Digital
    • Secretaria de Governo Digital
    • Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (Sisp)
      • Governança de Talentos
      • Autodiagnóstico - iGOVSISP
      • Comissão de Coordenação do SISP - CCSISP
      • Guia do Gestor
      • Sobre o SISP
    • Transformação Digital
      • Trajetória da transformação digital
      • Ferramentas
      • O que oferece?
      • Lista Serviços Digitais
      • Central de Qualidade
    • Planos de Transformação Digital
      • PTDs Vigentes
      • Kit de Elaboração PTD
      • Modelo Gestão Risco
      • Guia 10passos PTD
    • Estratégia Nacional de Governo Digital
      • Perguntas Frequentes
      • Comitê
    • Estratégia Federal de Governo Digital
      • Um Governo Centrado no Cidadão e Inclusivo
      • Um Governo Integrado e Colaborativo
      • Um Governo Inteligente e Inovador
      • Um Governo Confiável e Seguro
      • Um Governo Transparente, Aberto e Participativo
      • Um Governo Eficiente e Sustentável
      • Monitoramento EFGD
      • Monitoramento EFGD 2024-2027
      • EFGD 2024 - 2027
      • Contratação de Soluções de TIC
      • EFGD 2024 - 2027
    • Rede Nacional de Governo Digital
      • Mapa
      • Guia: 10 passos para a transformação digital em estados e municípios
      • Municípios
    • Rede Federal de Ensino
    • Startup GOV.BR
      • Guia - GPS
  • Plataformas e Serviços Digitais
    • Conta GOV.BR
    • Ferramenta de Avaliação
      • Links
    • Ferramenta de Automação
    • Conecta GOV.BR
    • Protocolo GOV.BR
    • Software Público
    • Assinatura Eletrônica
    • Rede Nacional de Governo Digital - Rede GOV.BR
    • Manual de Edição: site Governo Digital
    • Regras para Editores de Conteúdo gov.br
    • Agenda gov.br
  • Identidade
    • Identificação do Cidadão e Carteira de Identidade Nacional
      • Serviço de Identificação do Cidadão
      • Imagens
      • Câmara Executiva Federal de Identificação do Cidadão (CEFIC)
      • Dúvidas Frequentes sobre a CIN
      • Antiga Carteira de Identidade Nacional CIN
      • Legislação
    • Identidade Digital para Gestores Públicos
      • Programa Balcão GOV.BR
      • Dúvidas Frequentes do Ecossistema da Identidade Digital GOV.BR
      • Orientações sobre os critérios de segurança adotados na Conta GOV.BR
    • Conta gov.br
      • O que é a conta gov.br?
      • Onde usar a conta gov.br
      • Níveis da conta gov.br
      • Segurança da conta
      • Vídeos tutoriais
      • Ajuda da conta gov.br
      • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
      • Exclusão da conta gov.br
    • Assinatura Eletrônica
      • Saiba mais sobre a assinatura eletrônica
      • Assinatura Eletrônica para Órgãos
      • Importar certificados gov.br no Adobe Acrobat Reader
    • Carteira de documentos digitais
    • Gerenciar o uso dos seus dados pessoais
    • Prova de Vida
  • Acessibilidade e Usuário
    • Atendimento gov.br
      • Dúvidas na conta gov.br
      • Dúvidas na assinatura gov.br
      • Dúvidas no aplicativo gov.br
      • Dúvidas nos dados cadastrais
      • Atendimento Presencial
      • Integração dos Serviços Estaduais
    • Acessibilidade Digital
      • Modelo de Acessibilidade
      • Ferramentas
      • Padrões Web em Governo Eletrônico
      • Referências e Modelos de Implementação
      • Material de apoio
      • Recursos de Acessibilidade
      • ABNT NBR 17225 - Acessibilidade em Conteúdo e Aplicações Web
      • ABNT NBR 17060 - Acessibilidade em Dispositivos Moveis
      • Cursos
    • Experiência do Usuário
    • VLibras
  • Contratações de TIC
    • Catálogos de Soluções de TIC com Condições Padronizadas
      • Arquivos
      • Catálogo de Soluções de TIC com Condições Padronizadas (Adobe)
    • Compras de TIC
    • Legislação
      • Processo de Contratação de Soluções de TIC Regido Pela Lei n° 14.133, de 2021
      • Processo de Contratação de Soluções de TIC Regido Pela Lei n° 8.666, de 1993
      • Análise de Alçadas Regido Pela Lei n° 14.133, de 2021
      • Legislação Aplicada à Contratação de TIC
      • Modelo de Contratação de Software e Serviços em Nuvem
      • Modelo de Contratação e Gestão de Estações de Trabalho
      • Modelo de Contratação de Serviços de Desenvolvimento, Manutenção e Sustentação de Software
      • Modelo de Contratação de Serviços de Outsourcing de Impressão
      • Modelo de Contração de Serviços de Operação de Infraestrutura e de Atendimento a Usuários de TIC
      • Modelo de Composição de Preços nas Contratações com Empresas Públicas Federais
      • Orientações - Contratos Baseados em UST
      • Todos os Modelos, Diretrizes e Orientações para Contratação de Soluções de TIC
      • Orientações - Contratos Baseados em UST
    • Orientações e Apoio Especializado
      • Conceito de Solução de TIC
      • Informações e Orientações sobre Análise de Alçadas
      • Pedidos de Excepcionalidade para Contratação de TIC
      • Central de Serviços e Suporte do SISP
      • Capacitações
      • Templates de Artefatos para Contratação e Lista de Verificação
      • FAQ
      • Central de Serviços e Suporte do SISP (C3S)
    • Capacitações
  • Privacidade e Segurança
    • Centro de Excelência em Privacidade e Segurança (CEPS GOV.BR)
      • Vídeos Educativos
      • Jogos Educativos
    • Centro Integrado de Segurança Cibernética (CISC GOV.BR)
    • Framework, Guias e Modelos
    • PPSI 2.0
    • Webnario
  • Infraestrutura Nacional de Dados
    • Interoperabilidade
      • Conecta gov.br
    • Catálogo Nacional de Dados
    • Governança de Dados
    • Informações geoespaciais
    • Ambiente Tecnológico
      • Nuvem
      • Data Centers
      • Infovia
    • Decisão Baseada em Dados
      • Recomendação de serviços
      • Notificação personalizada
      • Caixa Postal Digital do Cidadão
    • Inteligência Artificial
      • imagens
      • Publicações
    • Qualificação de Endereços
  • Capacitação
    • Capacita GOV.BR
    • Eventos e Prêmios
  • Legislação
  • Notícias
  • Mapa do Site
Redefinir Cookies
Redes sociais
  • Instagram
  • Twitter
Acesso àInformação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.
Voltar ao topo da página
Fale Agora Refazer a busca