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Processo Eletrônico Nacional (PEN)

Info

Processo Eletrônico Nacional (PEN)

O que é

O Processo Eletrônico Nacional – PEN é uma infraestrutura pública de processo administrativo eletrônico, que visa à obtenção de substanciais melhorias no desempenho da gestão processual, com ganhos em agilidade, produtividade, satisfação do público usuário e redução de custos;

A gestão do PEN é da competência da Secretaria de Gestão e Inovação, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, coordenado pela Diretoria de Informações, Serviços e Sistemas de Gestão (DTGES), conforme o disposto no art. 20, do Decreto nº 12.102, de 8 de julho de 2024, e é resultado da integração de diferentes esforços que estavam em curso no âmbito do Governo Federal.

Homem segura lupa em cima da logo do PEN ao lado de mulher com notebook

Quem pode usar

  • Órgãos e entidades da Administração direta, autárquica e fundacional;
  • Estatais Federais;
  • Estados;
  • Municípios;
    Distrito Federal;
  • Consórcios Intermunicipais.

Como aderir

Confira o 1º passo da Jornada de Implantação do PEN (adesão) e saiba como aderir. Acesse: gov.br/jornadapen

Como surgiu

2013

O Processo Eletrônico Nacional surgiu de forma colaborativa e foi formalizado por meio do Acordo de Cooperação Técnica n° 02/2013, celebrado entre o extinto Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, a Empresa de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e o Governo do Distrito Federal (GDF).

2015

Em 09 de outubro de 2015 foi publicado, no Diário Oficial da União, o Decreto nº 8.539 de 8 de outubro de 2015, que estabelece o uso de meio eletrônico para a tramitação de documentos nos órgãos e entidades da administração pública direta, autárquica e fundacional. Para tanto, as instituições passaram a dever utilizar, preferencialmente, programas com código aberto e prover mecanismos de verificação da autoria e integralidade dos documentos em processos administrativos eletrônicos.

2023

Em 20 de junho de 2023, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e o Tribunal Regional Federal da 4ª Região assinaram o Acordo de Cooperação Técnica nº 458/2023 para promover ações colaborativas visando o desenvolvimento do Sistema Eletrônico de Informações (SEI). A parceria também prevê a criação do Comitê Gestor Interinstitucional do SEI.

2024

O Governo Federal instituiu o Programa Nacional de Processo Eletrônico (ProPEN) - por meio do Decreto nº 11.946, de 12 de março de 2024 - para promover o uso do processo administrativo eletrônico em todo o território nacional, abrangendo estados, o Distrito Federal e os municípios.

O ProPEN é uma iniciativa do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e tem como objetivo impulsionar a transformação digital e a modernização da gestão pública nacional por meio da expansão das soluções oferecidas pela União dentro do Processo Eletrônico Nacional (PEN). Saiba mais em gov.br/propen.

Conheça as ações do PEN e saiba mais.

Conheça as ações do PEN

As ações que integram o Processo Eletrônico Nacional (PEN) introduzem práticas inovadoras para o setor público e possibilitam economia de recursos, com a eliminação do uso de papel como suporte físico para documentos administrativos e institucionais; além de dar mais agilidade e transparência, com a disponibilização de informações em tempo real.

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