Notícias
GOVERNANÇA PÚBLICA
FNDE realiza Encontro de Líderes sobre governança e gestão de riscos
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) realizou, nesta segunda-feira (31), a segunda edição do Encontro de Líderes 2026, com o tema “Governança e gestão de riscos”. O evento reuniu gestores e lideranças da autarquia no Auditório do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), em Brasília, para atividades de formação e discussão sobre governança e gestão de riscos no setor público.
A programação contou com palestra do professor Paulo Alves, especialista em Governança Pública, Gestão de Riscos, Compliance e Contratações Públicas. Ele abordou desafios relacionados à tomada de decisões na administração pública e à relação entre demandas da sociedade e recursos disponíveis. “O desafio do gestor público é lidar com demandas infinitas e recursos cada vez mais escassos”, destacou.
O professor também tratou do papel da liderança na aplicação de práticas de governança no cotidiano das instituições. Segundo ele, planejamento, definição de responsabilidades e clareza nos processos de decisão estão entre os aspectos relacionados à governança.
“É preciso dedicar nosso tempo ao planejamento e a definir os caminhos que vão seguir alinhados ao interesse da sociedade. Sem liderança, a governança vira mero conjunto documental. Com liderança, a governança vira prática institucional. Por isso, é necessário estabelecer um modelo de governança que defina papéis, atribuições, responsabilidades, quem toma a decisão, quais são os limites dessa decisão e quais são as alçadas decisórias”, afirmou.
Olhares sobre a educação
O encontro também teve um diálogo entre a presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba, e a estudante Maria Vitória, do município de São João do Araguaia (PA), com o tema “Governança que transforma: diferentes olhares sobre a educação”.
Durante a conversa, Fernanda perguntou à estudante sobre a rotina escolar, preferências, brincadeiras, alimentação e planos para o futuro.
Na sequência, a presidente apresentou aos participantes reflexões sobre liderança, gestão e governança. Segundo Fernanda, a abordagem do tema envolve aspectos como a estruturação de comitês, a capacitação de servidores e a definição de procedimentos e normas. “Governança é um tema central para qualquer organização que quer ser vitoriosa e realizar suas ações”, afirmou.