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      • Coordenação-Geral de Concessão e Controle do Financiamento Estudantil – CGFIN
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Visão Geral e Ambiente Externo

Info

Visão Geral e Ambiente Externo

O que é a organização?

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia federal criada pela Lei nº 5.537, de 21 de novembro de 1968, e alterada pelo Decreto–Lei nº 872, de 15 de setembro de 1969, é responsável pela execução de políticas educacionais do Ministério da Educação (MEC).Para conhecer melhor o FNDE, clique aqui.

Legislação

Para conhecer as principais normas direcionadoras desta Autarquia, clique aqui.

Modelo de Negócios

De modo geral, o FNDE atua com assistência técnica e financeira, de caráter suplementar, para programas de Educação em todo o Brasil. Por isso, além da estreita relação com o Ministério da Educação, a atuação da autarquia se dá em estreita relação com todos os entes da federação, com cidadãos, diretamente, ou com instituições privadas.

A estrutura de responsabilidades para a educação básica prevê uma divisão coordenada e colaborativa entre as esferas de governo, representada no esquema abaixo:


Além disso, as principais normas da Educação preveem estratégias específicas para alocação de recursos para estudantes de todo o país, cabendo destacar a atuação do FNDE nos seguintes modelos:

Transferências Constitucionais: cuja fundamentação está na Constituição Federal, cabendo ao FNDE trabalhar com previsões de receita, e posteriormente com suas efetivações, cotejá-las com os dados censitários da educação, promovendo as transferências segundo critérios previstos nas normas e primando pela assistência técnica. Como exemplos, temos o Salário-Educação e o FUNDEB;

Transferências Legais: que se referem a programas instituídos por leis específicas, nos quais cabe ao FNDE estabelecer normas de execução, identificar o público beneficiário, verificar os requisitos de repasse e atuar no monitoramento, assistência técnica e prestação de contas, primando que sejam alcançados os resultados estabelecidos para os programas;

Transferências Discricionárias: assim definidas por terem elementos não vinculados, o que permite execução de projetos educacionais, formalizados por meio de Termos de Compromisso. É por este mecanismo que são viabilizadas as atuações focalizadas;

Financiamento Estudantil: o Fies é o exemplo específico desta atuação focalizada, mas por sua abrangência cabe como uma categorização específica. É um dos casos em que o FNDE atende diretamente aos cidadãos, sem intermediação de entes federados;

Bolsas e Auxílios: aplicam-se a casos onde a política exige transferência de recursos a pessoa física, seja para viabilizar sua permanência nos estudos ou para fomentar determinada atuação, a exemplo de tutorias;

Execução Direta: refere-se aos programas em que o FNDE aplica os recursos financeiros diretamente e aloca na educação dos estados e municípios já o produto com valor agregado. O maior exemplo deste modelo está nos programas do Livro, onde se obtêm expressivos ganhos de escala e se alcançam padrões de qualidade que dificilmente seriam conseguidos por esforços isolados de municípios ou mesmo de estados;

Assistência Técnica: todos os mecanismos citados acima são acompanhados de ações que têm o objetivo de qualificar tecnicamente as instituições com as quais o FNDE atua. Para além disso, há também ações transversais focadas na assistência técnica para prefeituras, secretarias de educação, conselhos, gestores escolares e muitos outros atores. Por meio da assistência técnica, o FNDE se diferencia da natureza de fundo, ainda que carregue este nome, e se habilita como agregador de valores na sua ação direta e na sua atuação junto aos demais atores.

Neste tema, pode-se destacar enfoques do modelo: i) de orientação e capacitação, que visa qualificar a capacidade técnica existente nas secretarias de educação, nas escolas, nos conselhos; ii) de qualificação das entregas ou ganhos de eficiência, nas quais o FNDE atua na articulação para que se definam padrões de qualidade e que se garanta ganhos de escala. Essa atuação é atualmente muito marcada pelo Registro de Preços Nacional (RPN); iii) orientação técnica específica nos programas.

Percebe-se, portanto, que o FNDE possui expressiva amplitude de programas e modelos de atuação. Em todos os casos, o fio condutor da ação é uma previsão constitucional -> legal -> infralegal, a aplicação de critérios e estratégias que visam à qualificação técnica para a educação de qualidade, e a alocação de recursos por todo o país, acompanhada de assistência técnica.

Missão e Visão

Estrutura Organizacional

Para conhecer a estrutura organizacional, clique aqui.

Cadeia de Valor

O FNDE trabalhou intensivamente durante o ano de 2021 no aperfeiçoamento da sua gestão de processos de negócio e na revisão da cadeia de valor. Uma Cadeia de Valor representa o conjunto de atividades desempenhadas por uma organização desde as relações com os fornecedores e ciclos de produção e de venda até à fase da distribuição, otimizando o valor final que o seu produto representa para o cliente (Porter, 1985).

A Cadeia de Valor é, dessa forma, um importante instrumento de integração numa Organização, visto que condensa de forma esquemática todos os macroprocessos em três categorias que se integram e se complementam: macroprocessos gerenciais, de suporte e finalísticos. Os macroprocessos gerenciais e de suporte são determinados pelo Órgão Central de Inovação e Organização (Siorg), já os finalísticos são específicos de cada ente, tendo em vista a missão de cada um.

No caso do FNDE, todos os processos e serviços finalísticos foram agregados em um único macroprocesso denominado "GESTÃO DO FINANCIAMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO", os quais geram os seguintes valores para a sociedade:

  • Bem-estar na educação;
  • Acesso à educação superior privada;
  • Acesso ao material didático;
  • Segurança alimentar e nutricional no ensino básico;

Abaixo, apresenta-se a cadeia de valor dos processos finalísticos do FNDE:

Temas Escolhidos para o Relatório de Gestão

A determinação dos temas incluídos neste Relatório de Gestão foi realizada por meio de duas abordagens: na primeira, elencou-se iniciativas das áreas finalísticas diretamente atreladas aos programas, projetos e ações de governo, em especial aquelas cujas metas e objetivos foram definidos na LOA e no PPA, como por exemplo o PNAE, PNLD, Pnate, Caminho da Escola, PDDE, Fundeb, Salário-Educação, etc. Na segunda abordagem, buscou-se na divulgação das iniciativas das áreas meio do FNDE, a saber: administração, tecnologia e financeiro.

Ambiente Externo e Destinatários dos Serviços

 Economia

A inflação vem apresentando sinais de alta e com características assimétricas.  Dentre as possíveis causas desse fenômeno podem ser destacados os efeitos da pandemia – que ocasionou o desvio do consumo de serviços para bens, e gerou problemas de produção, oferta de produtos e logística – a crise hídrica no Brasil, a guerra entre Rússia e Ucrânia, e as preocupações renovadas com as contas públicas. 

O comportamento recente dos preços relativos vem provocando dificuldades contratuais na esfera pública e privada.  No campo público cita-se, a título de exemplo, a compra de alimentos para a alimentação escolar, a compra de equipamentos e mobiliários para as escolas e a compra de remédios para os hospitais.  Por outro lado, a alta dos combustíveis fósseis vem impactando as despesas com frete e a geração de energia termoelétrica.  Esses elementos conjugados interferem em cadeia na estrutura de preços da grande indústria, do setor de serviços em geral e, de modo particular, na administração pública.

A expectativa de inflação, segundo o Boletim Focus do Banco Central, será de desaceleração a partir de 2023, com tendência de alcance da meta somente em 2024.  É esperado um aumento do déficit no Balanço em Conta Corrente enquanto que a Dívida Liquida do Setor Público se mostra com tendência de alta para os próximos 3 anos.  O câmbio apresenta sinais de estabilização e, em consequência disso, ceteris paribus, deverá reduzir seu poder de pressão sobre a inflação. Esses fatores combinados terão efeitos diretos sobre o crescimento econômico.  A previsão de comportamento do Produto Interno Bruto - PIB - para os próximos 2 anos será de queda, comparativamente a 2022, e com indicativo de baixo crescimento em 2023, porém com elevação lenta e gradual nos anos seguintes

Destinatários dos Bens e Serviços Geridos e Apoiados pelo FNDE

PROGRAMAS E PROJETOS

DESTINATÁRIOS ou BENEFICIADOS

Alimentação Escolar, Livro Didático e Caminho da Escola

Todos os alunos da rede pública de educação básica: Infantil, Fundamental, Médio e Educação de Jovens e Adultos.

Transporte Escolar

Alunos da educação básica pública residentes em áreas rurais que utilizam transporte escolar.

Dinheiro Direto na Escola

Escolas públicas de educação básica e especial da rede pública de educação básica

Plano de Ações Articuladas

Gestores Públicos da área da educação dos entes federados.

Fundeb

Estados, Distrito Federal e Municípios.

Salário-educação

União, Estados, Distrito Federal e Municípios.

FIES

Estudantes que não tenham concluído o ensino superior

Acesso ao Ensino Técnico e Emprego

Estudantes do ensino médio público (incluindo os da educação de jovens e adultos), aos trabalhadores, aos beneficiários dos programas federais de transferência de renda e aos concluintes do ensino médio em escolas públicas ou em instituições privadas na condição de bolsistas integrais

Projovem Urbano e Campo

Jovens de 18 a 29 anos que sabem ler e escrever mas não concluíram o ensino fundamental

Atendimento à Educação de Jovens e Adultos e Brasil Alfabetizado

Jovens com 15 anos ou mais, adultos e idosos analfabetos, priorizando-se as pessoas privadas de liberdade e as populações do campo e quilombolas

Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral

Jovens do ensino médio.

Programa de Apoio a Novas Turmas e Novos Estabelecimentos de Educação Infantil

Crianças matriculadas na educação infantil

Bolsas e Auxílios

Docentes que ministram e coordenam os cursos de aperfeiçoamento e atualização ou participam da elaboração de materiais e conteúdo; professores tutores; universitários integrantes de grupos de educação tutorial; e aos estudantes universitários indígenas, quilombolas e em vulnerabilidade social.

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