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Um balanço da história do monitoramento e da avaliação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no Brasil

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Publicado em 31/07/2025 15h20 Atualizado em 13/08/2025 10h45

Autores

  • Daniel Pereira da Silva - Instituto Brasiliense de Direito Público, IDP, Brasilhttps://orcid.org/0000-0002-6346-350X

Datas de Publicação

2022-06-24

DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.6727917

Palavras-chave

Monitoramento e avaliação. Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Dependência da trajetória.

Versão PDF

Resumo

Objetivos: O artigo empreende um balanço da história do monitoramento e da avaliação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), de 1997 a 2015. Adota a teoria da dependência da trajetória como estrutura analítica. Assim levanta momentos críticos para as escolhas de formatação; elenca elementos institucionais e estruturais de condicionamento da trajetória e suas sequências autorreforçantes; reconhece sequências reativas que servem de feedback positivo ou negativo ao processo; e descreve os resultados finais observados a partir da solução dos conflitos que emergiram na etapa das sequências reativas. Métodos: Reúne fontes bibliográficas a partir do Google Scholar, da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), da Scientific Electronic Library Online (SciELO) e dos Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Condensa as principais abordagens de dependência da trajetória em uma estrutura analítica multifatorial, aplicada ao recorte temático e temporal. Resultados: o PNAE teve progressos significativos no período focado. Entretanto houve uma série de constrangimentos na implementação que impediu que o Programa atendesse à expectativa da formulação. Conclusões: As metodologias do FNDE, destinadas a lidar com os efeitos de aprendizagem, os mapas mentais e as visões de mundo dos seus recursos humanos, não engendraram a produção de indicadores para o PNAE que abarcassem a essência de seus desideratos normativos. Estes foram cumpridos parcialmente no intervalo considerado.

Biografia do Autor

Daniel Pereira da Silva, Instituto Brasiliense de Direito Público, IDP, Brasil

Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB) em 2002. Especialista "lato sensu" em Planejamento, Orçamento e Gestão Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2011. Mestre Profissional "stricto sensu" em Administração Pública - Políticas Públicas e Gestão Governamental pelo Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP) em 2018. Formação profissional: Especialista em Financiamento e Execução de Programas e Projetos Educacionais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) desde 2008. Lotado na Coordenação de Monitoramento e Avaliação da Coordenação-Geral do Programa Nacional de Alimentação Escolar na Diretoria de Ações Educacionais (COMAV/CGPAE/DIRAE) da Autarquia desde 2013. Membro do Grupo de Pesquisa em Gestão Pública e Políticas Educacionais do FNDE, registrado no diretório do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) desde 2020. Currículo Lattes em http://lattes.cnpq.br/7539934325394888.

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Citação

PEREIRA DA SILVA, D. Um balanço da história do monitoramento e da avaliação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no Brasil. Cadernos do FNDE , [S. l.], v. 3, n. 5, p. 15–40, 2022. DOI: 10.5281/zenodo.6727917. Disponível em: https://www.gov.br/fnde/pt-br/acesso-a-informacao/institucional/biblioteca/cadernos-do-fnde/edicoes/5-edicao/pdf/02-70625000110-daniel-pereira-da-silva-artigo-cadernos-do-fnde-1.pdf

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