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POSSIBILIDADES E DESAFIOS DA EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL NO PNAE UMA ANÁLISE DE INICIATIVAS DA GESTÃO FEDERAL

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Publicado em 31/07/2025 16h41 Atualizado em 13/08/2025 10h42

Autores

  • Mariana Belloni Melgaço Mariana - Universidade de Brasília, UnB, Brasil https://orcid.org/0000-0003-2894-1120
  • Thais Salema Nogueira de Souza - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil https://orcid.org/0000-0002-0810-6665
  • Marília Bohnen de Barros - Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil https://orcid.org/0000-0003-0914-0440
  • Solange Fernandes de Freitas Castro - Universidade Católica de Brasília, UCB/DF, Brasil https://orcid.org/0000-0002-6648-7910

Datas de Publicação

2021-06-20

DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.6330839

Palavras-chave

Educação Alimentar. Alimentação Escolar. Políticas Públicas. Educação.

Versão PDF

Resumo

A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) é uma das diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar, o PNAE. Apesar da importância da EAN para o Programa, estudos demonstram diversos entraves para a sua consolidação nas escolas públicas brasileiras. Este estudo objetivou verificar as iniciativas de fomento e apoio as ações de EAN desenvolvidas no âmbito da gestão federal do PNAE a partir do ano de 2015 e se estão em consonância com o proposto no marco legal do PNAE. Para isso, foi realizada uma análise documental a fim de analisar as ações da gestão federal do PNAE que abordam este tema. O estudo permitiu identificar que as iniciativas de EAN possibilitam que o Programa se constitua em um espaço de aprendizagem, produção de conhecimento e formação de hábitos saudáveis de vida. 

Biografia do Autor

Mariana Belloni Melgaço Mariana, Universidade de Brasília, UnB, Brasil

É mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEMP) da Universidade de Brasília (2021). Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Estadual de Campinas (2006). É especialista em Financiamento e Execução de Programas e Projetos Educacionais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) desde 2008 e atualmente está lotada na Coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional (COSAN). 

Thais Salema Nogueira de Souza, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil

Titulação: Doutora em Educação em Ciências e Saúde (NUTES/UFRJ). Vinculação Institucional: Departamento de Nutrição em Saúde Pública, Escola de Nutrição, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Área de Estudo: Nutrição. Linha de Pesquisa: Desafios e Ações na Promoção da Alimentação Adequada e Saudável

Marília Bohnen de Barros, Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Tocantins. É mestre em Nutrição e Saúde pelo Programa de Pós Graduação em Nutrição da Universidade Federal de Goiás (UFG). Atualmente é Agente do PNAE pelo Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar da UFG (CECANE UFG) e atua como consultora na Coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional (COSAN) no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Solange Fernandes de Freitas Castro, Universidade Católica de Brasília, UCB/DF, Brasil

Nutricionista, Mestre em Educação e Especialista em Planejamento Educacional e Políticas Públicas. Especialista em Financiamento e Execução de Programas e Projetos Educacionais, servidora do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, lotada na Coordenação Geral do Programa Nacional de Alimentação Escolar desde 2009 e no cargo de Coordenadora de Segurança Alimentar e Nutricional desde 2016.

Referências

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BRASIL. Resolução nº 6 de 08 de maio de 2020. Dispõe sobre o atendi¬mento da alimentação escolar aos alunos da educação básica no Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE. Brasília: Ministério da Educação/Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, 2020.
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Citação

MARIANA, M. B. M.; SOUZA, T. S. N. de; BARROS, M. B. de; CASTRO, S. F. de F. POSSIBILIDADES E DESAFIOS DA EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL NO PNAE: UMA ANÁLISE DE INICIATIVAS DA GESTÃO FEDERAL. Cadernos do FNDE , [S. l.], v. 2, n. 3, p. 35–47, 2021. DOI: 10.5281/zenodo.6330839. Disponível em: https://www.gov.br/fnde/pt-br/acesso-a-informacao/institucional/biblioteca/cadernos-do-fnde/edicoes/3-edicao/pdf/03-1.pdf

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