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DESEQUILÍBRIOS ECONÔMICOS NO FINANCIAMENTO DA ESCOLA: ESTUDO DOS SALDOS DAS CONTAS DO PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA

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Publicado em 31/07/2025 16h30 Atualizado em 13/08/2025 10h43

Autores 

  • Djailson Dantas de Medeiros - Universidade de Brasília, UnB, Brasil https://orcid.org/0000-0001-5344-835X
  • Maria Angelica Gonsalves Correa - Universidade de Brasília, UnB, Brasil https://orcid.org/0000-0002-2670-9419
  • Remi Castioni - Universidade de Brasília, UnB, Brasil https://orcid.org/0000-0002-5459-3492

Datas de Publicação

2021-06-20

DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.6330828

Palavras-chave

Financiamento da Educação Básica, Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), Ações Integradas do PDDE, Descentralização, Recursos financeiros

Versão PDF

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar o desequilíbrio econômico formado pelos saldos em contas correntes das transferências descentralizadas realizadas pelo Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e suas ações integradas para a gestão das escolas das redes públicas de ensino. Trata-se de uma pesquisa exploratória e analítica, com abordagens quantitativa e qualitativa, tendo como base de estudo a exploração de registros das transações financeiras do Sistema Integrado de Gestão Financeira (SIGEF/FNDE). A análise permitiu identificar que muitas entidades executoras acumulam um alto saldo de recursos em suas contas bancárias, por um extenso período, demonstrando desequilíbrios excessivos que podem ter efeitos desestabilizadores para o Programa.

Biografia do Autor

Djailson Dantas de Medeiros, Universidade de Brasília, UnB, Brasil

Graduado em Turismo pela União Pioneira de Integração Social (1993). Possui especialização em Análise e Gestão de Políticas Educacionais pela Universidade de Brasília (UNB) (2005). Mestrando, início em 2021, em Educação, área de concentração de Políticas Públicas e Gestão da Educação pela Universidade de Brasília (UNB). Atualmente, atua profissionalmente como Coordenador-Geral de Apoio à Manutenção Escola, área que trata do planejamento, execução, controle e execução, e governança pelo direcionamento, monitoramento e avaliação da normatização das ações dos programas de assistência financeira para manutenção e melhoria da gestão e da infraestrutura (Programa Dinheiro Direto na Escola - PDDE) e política do transporte escolar (Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar - PNATE e Programa Caminho da Escola), empregado no Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional (FNDE). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional

Maria Angelica Gonsalves Correa, Universidade de Brasília, UnB, Brasil

Mestrado profissional em andamento em Educação pela Universidade de Brasília, UnB, Brasil (Conceito CAPES 3).

Remi Castioni, Universidade de Brasília, UnB, Brasil

Possui graduação (Bacharelado) em Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul (1991) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Realizou pós-doutorado na Universitat de Barcelona, junto ao Institut de Recerca en Educació (2017/18). Atualmente é professor-pesquisador da Universidade de Brasília, classe Associado, atuando na Faculdade de Educação e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha de pesquisa em políticas públicas e gestão da educação. É membro também do Programa de Pós-Graduação em Educação - modalidade profissional. Tem experiência na área de políticas públicas e federalismo. Atua no tema da transição entre educação e trabalho, com ênfase em qualificação profissional, certificação profissional e ensino médio e ainda nos seguintes temas: educação, políticas comparadas de educação profissional, indústria 4.0, sistema nacional de emprego, desenvolvimento regional e sistema nacional de inovação. Foi membro do Fórum Nacional de Educação - FNE e do Fórum Distrital de Educação - FDE. Foi diretor da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho - ABET. Foi Membro do Comitê Nacional de Políticas de Educação Profissional e Tecnológica - CONPEP, da SETEC/MEC. Foi membro do Conselho Diretor do Fundo PIS-PASEP. Foi diretor da Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituição Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico e diretor por dois mandados da Associação dos Docentes da Universidade de Brasilia - UnB. Foi presidente da Associação dos Pesquisadores e Estudantes Brasileiros na Catalunha - APEC É membro do conselho editorial da Revista Com Censo da SEEDF e do corpo editorial da Editora CulturaTrix. É membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Educação Comparada - SBEC

Referências

ABICALIL, Carlos; NETO, Odorico Ferreira Cardos. Federalismo cooperativo e educação brasileira: a experiência de mato grosso [com a] proposição de um sistema único de educação. In: OLIVEIRA. R. P. de; SANTANA, W. (orgs). Educação e Federalismo no Brasil: combater as desigualdades, garantir a diversidade. Brasília: UNESCO, 2010, P. 13 a 35.

ARRETCHE, Marta Uma contribuição para fazermos avaliações menos ingênuas. In: BARREIRA, Maria Cecília, CARVALHO, Maria do Carmo. Tendências e perspectivas na avaliação de políticas e programas sociais. São Paulo: IEE/PUC SP, 2001

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2019]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm. Acesso em: 18 set. 2021.

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BRASIL, Medida Provisória nº 1.784, de 14 de dezembro de 1998. Dispõe sobre o repasse de recursos financeiros do Programa Nacional de Alimentação Escolar, institui o Programa Dinheiro Direto da Escola, e dá outras providências. 1998.

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DOURADO, Luiz Fernandes. Políticas e gestão da educação básica no Brasil: limites e perspectivas. Educação e Sociedade, volume 28, n. 100. Campinas, out. 2007.

FRANCK, Luciana Nazaré de Souza. A gestão descentralizada das políticas públicas de financiamento da educação: análise do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). 2021. 150 f. Dissertação (Mestrado Profissional) - Universidade de Brasília, Brasília, 2021.

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KALAM, Roberto Jorge Abou. O Programa Dinheiro Direto na Escola no contexto do financiamento público da educação: implementação de políticas e implicações na gestão escolar. 2011. 160 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2011. Disponível em: http://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/2650/1/robertojorgeaboukalam.pdf . Acesso em: 28 set. 2021.

PERONI, Vera Maria Vidal; ADRIÃO, Theresa. Programa Dinheiro Diretor da Escola: uma Proposta de redefinição do papel do Estado na Educação? Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2007.

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Citação

MEDEIROS, D. D. de .; CORREA, M. A. G. .; CASTIONI, R. . DESEQUILÍBRIOS ECONÔMICOS NO FINANCIAMENTO DA ESCOLA: : ESTUDO DOS SALDOS DAS CONTAS DO PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA. Cadernos do FNDE , [S. l.], v. 2, n. 3, p. 01–16, 2021. DOI: 10.5281/zenodo.6330828. Disponível em: https://www.gov.br/fnde/pt-br/acesso-a-informacao/institucional/biblioteca/cadernos-do-fnde/edicoes/3-edicao/pdf/01.pdf

Tags: cadernos
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