Construção da Gestão do Conhecimento no FNDE - um processo
Autores
Datas de Publicação
2020-02-07
DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.5752172
Palavras-chave
Gestão do Conhecimento, Políticas Públicas, Administração Pública
Resumo
O objetivo deste relato de experiência é apresentar o processo de implantação da Gestão do Conhecimento (GC) do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), um tema que se relaciona à gestão das políticas educacionais elaboradas pelo governo federal. A partir da teoria que define os conceitos de conhecimento, informação, conhecimento tácito e explícito e memória organizacional, o texto busca apresentar os desafios para realizar GC no FNDE, que passou por constante ampliação de suas funções ao longo de sua história.
Biografia do Autor
Cinara Gomes de Araujo Lobo, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação
Doutora em Sociologia pela UnB, Especialista em Financiamento e Execução de Programa e Projetos
Educacionais no FNDE, linha de pesquisa: Políticas Públicas e Pensamento Social Brasileiro.
Julia Ximenes, Faculdade Mackenzie
Doutora em Sociologia pela UnB, consultora individual da Unesco, linha de pesquisa: Polí cas Públicas
e Pensamento Social Brasileiro, Coordenadora da Pós-Graduação da Faculdade Mackenzie de Brasília – DF, linha
de pesquisa: Judicialização da política e das políticas públicas, Sociologia Jurídica, Gestão do Conhecimento.
Citação
GOMES DE ARAUJO LOBO, C.; MAURMANN XIMENES, J. Construção da Gestão do Conhecimento no FNDE - um processo. Cadernos do FNDE , [S. l.], v. 1, n. 1, p. 9–26, 2020. DOI: 10.5281/zenodo.5752172. Disponível em: https://www.gov.br/fnde/pt-br/acesso-a-informacao/institucional/biblioteca/cadernos-do-fnde/edicoes/1-edicao/pdf/admin-sc_-2-2_cinara.pdf