Estrutura
O FPE conta com um ambiente virtual de aprendizagem no qual estão disponíveis os cursos oferecidos, gratuitamente, para o público-alvo do Programa, como também para pessoas interessadas.
Como já informado, os cursos são oferecidos no formato autoinstrucional e com tutoria. Os tutores do FPE são selecionados entre os profissionais da educação básica pública vinculados aos estados, Distrito Federal ou municípios. Esses profissionais, se forem da carreira de magistério de sua entidade, podem receber uma bolsa pela sua colaboração ao Programa.
Assim o FPE funciona com base em uma rede de parcerias de agentes públicos e privados nas três esferas governamentais: União, estados, Distrito Federal e municípios. Essa grande rede contém quatro sub redes que atuam de forma integrada e multidimensional: rede gestora, rede de tutoria, rede de cursistas e rede de apoio.
Na prática, a rede tem a seguinte estrutura:
· Rede gestora
- União: Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – Coordenação Nacional do Programa Formação pela Escola
- Estados e no Distrito Federal: Secretaria de Estado de Educação ou Undime – Coordenação Estadual/Distrital
- Municípios: Secretaria municipal de educação - Secretário de educação municipal ou pessoa designada para cuidar do Programa no município.
· Rede de tutoria
- Banco de tutores ativos e não ativos em determinado período de oferta.
· Rede de cursistas
- Participantes que estejam cursando ou que tenham concluído um ou mais cursos do Programa.
· Rede de apoio
- Organizações sociais representativas e instituições públicas ou privadas sem fins lucrativos que executem ações de apoio ao Programa, sem exercer funções legislativas, gestoras ou deliberativas.