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Entes Federativos

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Publicado em 07/03/2025 15h16 Atualizado em 10/03/2025 15h47

União

Representada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) que atua na Coordenação Nacional do Programa Formação pela Escola.

O FNDE é responsável por: 

  • Planejar ações para o Programa, com o apoio das áreas finalísticas dos programas operacionalizados pelo FNDE.
  • Designar, por portaria, o coordenador nacional do Programa Formação pela Escola.
  • Incluir o Programa Formação pela Escola no planejamento estratégico da Autarquia, visando ao alcance do resultado institucional de formação de gestores educacionais e comunidade escolar.
  • Estabelecer e publicar os atos normativos relativos à concessão e ao pagamento de bolsas no âmbito do Programa Formação pela Escola.
  • Disponibilizar os recursos orçamentários e financeiros destinados ao pagamento de bolsas do Programa.
  • Disponibilizar e manter a infraestrutura e o apoio logístico necessários à realização, manutenção e divulgação do Programa em nível nacional.
  • Efetuar a abertura das contas-benefício destinadas ao crédito dos valores relativos a bolsas.
  • Avaliar, homologar e realizar o pagamento de bolsas do Programa Formação pela Escola.
  • Monitorar e manter controles relativos ao pagamento de bolsas do Programa junto ao respectivo banco operador.
  • Prover e manter o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) estruturado, atualizado e em condições qualitativamente adequadas quanto à experiência do usuário.
  • Assegurar adequado armazenamento, preservação e disponibilização de documentação de bolsistas e cursistas.
  • Divulgar cursos e outros eventos formativos do Programa Formação pela Escola, além de dar ampla publicidade dos seus resultados.

Estado

Os estados e o Distrito Federal desempenham o papel de Coordenação Estadual e Distrital com atuação no território de sua jurisdição. Suas principais atribuições são:

  • Firmar termo de Adesão (Apêndice I), manifestando o interesse de participação no Programa.
  • Designar o coordenador do estado ou Distrito Federal para o Programa, bem como promover a sua substituição, sempre que necessário, em prol da adequada gestão do FPE, preferencialmente, após a finalização do período vinculativo vigente.
  • Disponibilizar e manter a infraestrutura e o apoio logístico necessários à realização e à divulgação do Programa no estado ou Distrito Federal.
  • Validar a designação de multiplicador efetuada pelo coordenador estadual/distrital.
  • Informar tempestivamente à coordenação nacional do Programa sobre quaisquer anormalidades ou irregularidades que possam ocorrer no cumprimento desta Resolução.
  • Prestar todo e qualquer esclarecimento, bem como fornecer informações acerca do Programa que estejam sob sua responsabilidade e/ou guarda, sempre que solicitado pelo FNDE, pelos órgãos do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, pelo Tribunal de Contas da União, pelo Ministério Público ou por órgão ou entidade com atribuição ou delegação para esse fim.
  • Solicitar à coordenação nacional do Programa, a interrupção ou cancelamento do pagamento da bolsa ou, ainda, a substituição do beneficiário, quando for o caso.

Município

A prefeitura municipal está subordinada à coordenação estadual quanto às ações do Programa Formação pela Escola.

Suas principais competências são:

  • Comunicar-se com a secretaria estadual/distrital de educação, manifestando o interesse em participar do Programa.
  • Designar profissional, preferencialmente da secretaria municipal de educação, para gerenciar ações relativas ao Programa Formação pela escola, sem necessária exclusividade.
  • Estruturar e manter, no município, condições técnicas e tecnológicas para a efetiva realização dos cursos – com tutoria e autoinstrucionais – ofertados pelo Programa.
  • Assegurar ao tutor selecionado condições de participação nas duas etapas (presencial física/híbrida e a distância) dos cursos obrigatórios para a entrada no Programa.
  • Oferecer condições logísticas para a realização dos cursos com tutoria, e eventual apoio financeiro aos cursistas, incluindo, necessariamente: 1. local adequado, equipamentos e material necessários para a realização de encontro formativo obrigatório ou complementar (presencial físico, híbrido ou virtual); 2. computadores com acesso à internet; 3. condições para deslocamento de tutores, com vistas a participarem de encontro formativo presencial físico, quando houver.
  • Informar à coordenação estadual e ao FNDE, tempestivamente, quaisquer anormalidades ou irregularidades identificadas na execução do Programa no município ou em ações do FPE que envolvam o município.
  • Prestar quaisquer esclarecimentos e informações requeridas pela coordenação estadual /nacional quanto à execução do Programa no município ou em ações do FPE que envolvam o município.
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      • Assessoria da Presidência
      • Gabinete – GABIN
      • Assessoria de Comunicação Social - ASCOM
      • Assessoria de Governança, Gestão Estratégica e Inovação - AGEST
      • Assessoria de Relações Institucionais - ASREL
      • Assessoria de Cooperação Internacional - ASCOP
    • Procuradoria Federal junto ao FNDE – PF/FNDE
      • Estrutura
      • Divisão de Assuntos Administrativos – DIASA
      • Subprocuradoria – SUBPC
      • Coordenação-Geral de Consultoria – CGCONSU
    • Auditoria Interna – AUDIT
      • Estrutura
      • Assessoria Técnica Especializada
      • Coordenação de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação – COPAC
      • Coordenação de Auditoria de Governança e Gestão – CORAG
      • Coordenação de Auditoria de Gestão – CORAP
    • Corregedoria – COGER
      • Assessoria Técnica Especializada
      • Coordenação de Instrução e Julgamento – CIJU
    • Ouvidoria – OUVID
      • Divisão de Transparência e Acesso à Informação - DITAI
      • Divisão de Monitoramento da Informação e Proteção de Dados - DIMIP
    • Diretoria de Administração – DIRAD
      • Estrutura
      • Assessoria Técnica da DIRAD
      • Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas e Organizações – CGPEO
      • Coordenação-Geral de Logística e Documentação – CGLOD
      • Coordenação-Geral de Mercado, Qualidade e Compras – CGCOM
      • Coordenação-Geral de Articulação e Contratos – CGARC
    • Diretoria de Tecnologia e Inovação – DIRTI
      • Estrutura
      • Assessoria Técnica Especializada
      • Coordenação-Geral de Governança de TI – CGGOV
      • Coordenação-Geral de Soluções Digitais - CGSD
      • Coordenação-Geral de Infraestrutura e Serviços da Tecnologia da Informação - CGINF
      • Coordenação-Geral de Governança de Dados - CGGD
    • Diretoria Financeira – DIFIN
      • Estrutura
      • Coordenação-Geral de Contabilidade – CGCON
      • Coordenação-Geral de Execução e Operações Financeiras – CGEOF
      • Coordenação-Geral de Planejamento e Orçamento – CGPLO
      • Coordenação-Geral de Acompanhamento de Prestação de Contas – CGAPC
      • Coordenação-Geral de Recuperação de Créditos – CGREC
    • Diretoria de Ações Educacionais – DIRAE
      • Estrutura
      • Coordenação–Geral dos Programas do Livro – CGPLI
      • Coordenação-Geral do Programa Nacional de Alimentação Escolar – CGPAE
      • Coordenação - Geral do Programa Dinheiro Direto na Escola - CGPDE
      • Coordenação-Geral da Política do Transporte Escolar – CGPTE
      • Divisão de Apoio à Ações Educacionais - DERAE
    • Diretoria de Gestão Articulação e Projetos Educacionais – DIGAP
      • Estrutura
      • Assessor da DIGAP
      • Gerência de Projeto
      • Coordenação-Geral de Programas Especiais – CGPES
      • Coordenação-Geral de Infraestrutura Educacional – CGEST
      • Coordenação-Geral de Implementação e Monitoramento de Projetos Educacionais – CGIMP
      • Coordenação-Geral de Programas para o Desenvolvimento do Ensino – CGDEN
    • Diretoria de Gestão de Fundos e Benefícios – DIGEF
      • Coordenação-Geral de Concessão e Controle do Financiamento Estudantil – CGFIN
      • Coordenação-Geral de Suporte Operacional ao Financiamento Estudantil – CGSUP
      • Coordenação-Geral de Operacionalização do Fundeb e de Acompanhamento e Distribuição da Arrecadação do Salário-Educação – CGFSE
      • Coordenação-Geral de Bolsas e Auxílios – CGAUX
  • Centrais de Conteúdo
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