Secretaria Extraordinária para a Copa do Mundo de Futebol Feminino 2027
Competências
À Secretaria Extraordinária compete prestar apoio à organização logística, ao assessoramento, à coordenação e à execução das ações relacionadas à realização do evento no País, com destaque para:
Integração Institucional: Promover a articulação entre os diversos órgãos e entidades da administração pública federal, estadual, distrital e municipal envolvidos no evento.
Governança e Monitoramento: Gerir os instrumentos de governança, incluindo comitês interministeriais, grupos de trabalho e fóruns temáticos.
Gestão Logística e Operacional: Elaborar procedimentos e fluxos de trabalho para assegurar a eficiência na gestão do mundial.
Interlocução Internacional: Atuar como interlocutor oficial do Governo brasileiro junto à FIFA e demais entidades esportivas globais.
Compromissos Internacionais: Executar, em articulação com o Ministério das Relações Exteriores, os compromissos firmados durante a candidatura.
Segurança e Acolhimento: Coordenar com os órgãos de segurança pública e relações exteriores as diretrizes para a entrada e permanência de delegações, torcedores e imprensa estrangeira.
Composição
A estrutura administrativa da Secretaria é composta por:
- Secretaria Extraordinário da Copa do Mundo de Futebol Feminino 2027;
- Gabinete;
- Assessoria Extraordinário de Coordenação de Grandes Eventos;
- Coordenação-Geral dos Grupos Temáticos da Copa; e
- Coordenação-Geral da Copa.
Transparência e Eficiência
À Secretaria opera sob um modelo de gestão por projeto. Isso significa que toda a sua estrutura - do Secretário Extraordinário aos assessores técnicos - foi desenhada para existir apenas durante o ciclo de preparação e realização da Copa do Mundo de Futebol Feminino 2027. A desmobilização da estrutura ocorrerá após a entrega do relatório final de atividades e prestação de contas, conforme rito administrativo previsto no Decreto nº 12.789/2025.