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PIX, Conecta GOV.BR e Time Volante e Free-La! são premiados na Semana de Inovação 2021
Iniciativas do Ministério da Economia que beneficiam a população em geral e, também a Administração Pública federal, foram premiadas nesta sexta-feira (12/11) na Semana de Inovação 2021. O Concurso de Inovação no Setor Público selecionou o PIX, do Banco Central, em 1º lugar na categoria Inovação em Serviços ou Políticas Públicas no Poder Executivo Federal.
O Conecta GOV.BR e o Time Volante e Free-LA –programas da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital (SEDGG) –foram os 2º e 3º colocados, respectivamente, nessa mesma categoria. O concurso ocorre há 25 anos, reconhecendo e premiando a transformação e inovação da gestão pública.
“É um grande orgulho para nós termos duas iniciativas vencedoras em uma categoria. Reforça que estamos no caminho certo para combater a burocracia e facilitar a vida dos cidadãos e melhorar cada vez mais o serviço público, nessa grande missão que temos que é tornar o Estado mais eficiente”, comemorou o secretário especial da SEDGG, Caio Mario Paes de Andrade.
O secretário-adjunto da Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal, Eduardo Bergamaschi Felizola, participou da premiação. “Temos de agradecer ao esforço de reduzir toda aquela burocracia da velha Administração que a gente quer deixar para trás, implementando políticas que vão desde as pessoas a sistemas corporativos, de forma a garantir mais celeridade, melhores entregas e mais benefícios para a população brasileira, que tanto precisa de serviços públicos de qualidade e cada vez mais voltados à inovação. Eu gostaria de agradecer por esta premiação e dizer para todas as pessoas do Ministério da Economia que foram agraciadas e estão envolvidas nessas iniciativas, que vocês fazem a diferença”, destacou Felizola.
O concurso premia iniciativas desenvolvidas no poder Executivo em todas as esferas – federal, distrital, estadual e municipal. “Este é um incentivo para os servidores procurarem soluções inovadoras”, afirmou Rodrigo Brito, um dos coordenadores do Conecta GOV.BR, que integra dados dos órgãos do governo para atender às solicitações dos cidadãos, facilitando e agilizando o atendimento. Todos os 45 órgãos hoje integrados ao programa obtêm de forma automática as informações que porventura já tenham sido fornecidas pelo próprio usuário dos serviços à Administração Pública federal.
Brito ainda exaltou a parceria com os demais órgãos: “Sem nossos parceiros, não conseguiríamos avançar na interoperabilidade do poder Executivo federal. Gostaria também de agradecer à equipe pois, sem o empenho dos integrantes, não teríamos sucesso em promover o acesso aos órgãos do governo federal. E agradecer aos órgãos, os grandes responsáveis pelas integrações”.
A integração de dados pelo Conecta GOV.BR é hoje aplicada em 568 diferentes serviços do governo brasileiro, como a lista nacional de transplantes, do Sistema Único de Saúde (SUS). Essa inovação permite que as pessoas deixem de peregrinar por órgãos públicos preenchendo formulários e entregando múltiplos documentos e certidões em balcões, caso já tenham fornecido anteriormente esses mesmos dados para obter outros serviços da Administração Pública federal.
Time Volante e FREE-LA
Os projetos Time Volante e Free-LA! foram desenvolvidos pela equipe do laboratório de gestão inovadora de pessoas da Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal – o LA-BORA! gov. São dois modelos de trabalho, em que os servidores se movimentam na Administração Pública federal de acordo com suas competências e sem burocracia. No Time Volante, os servidores são selecionados por edital e atuam no LA-BORA! gov duas vezes por semana, em projetos específicos, mantendo o vínculo e a unidade de exercício original. Os ‘Free-LAs’ são servidores que se cadastram voluntariamente no banco de colaboradores do LA-BORA! gov. Os dois programas contam, atualmente, com mais de 300 servidores.
“Tivemos custo zero e zero investimento financeiro. O investimento que a gente teve nesta iniciativa foi suor, animação e vontade dos servidores. A eles dedico este prêmio”, ressaltou a coordenadora-geral do LA-BORA! gov, Luana Faria. “Não falta interesse dos servidores, não falta vontade dessas pessoas em fazer diferente para ter resultados diferentes, de se desenvolver e aprender. Falta ambiência para colocarmos nossas competências humanas e de inovação em prática. E esta iniciativa serve para isso”, completou.
Sobre os demais vencedores
O presidente da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Diogo Costa, apresentou a premiação, que tem o apoio da Embaixada da Dinamarca. Segundo ele, esta edição contou com mais de 220 iniciativas inscritas. “Registro nosso agradecimento, reconhecimento e orgulho para nós, por podermos contar com todos os servidores públicos competentes, dedicados, que estão trabalhando para melhorar a vida dos cidadãos brasileiros. Parabéns a todas as equipes”, declarou.
Confira os vencedores nas outras duas categorias de premiação:
Categoria Inovação em Processos Organizacionais no Poder Executivo Federal, Estadual e do Distrito Federal
1º Lugar: Programa de Mobilização de Parcerias Unidos Contra a Covid-19, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
2º Lugar: Verificação de Conformidade da Folha de Pagamento de Benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)
3º Lugar: Automatização do mapeamento diário das manchas de óleo no litoral, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama)
Categoria Inovação em Serviços ou Políticas Públicas no Poder Executivo Estadual, do Distrito Federal e Municipal
1º Lugar: Segurança Alimentar em Tempos de Pandemia: o caso de Belo Horizonte, da prefeitura de Belo Horizonte (MG)
2º Lugar: Quero Impactar, da prefeitura de Recife (PE)
3º Lugar: Monitora Saúde, da Agência de Tecnologia da Informação e Inovação da prefeitura de Campo Grande (MS)