Integra


Programa de Integração, Governança e Estratégia do Ministério da Economia

O Programa de Integração, Governança e Estratégia do Ministério da Economia busca aprimorar e organizar a gestão estratégica e a governança corporativa do Ministério da Economia em função da junção de quatro diferentes ministérios e da necessidade de alinhar práticas, premissas (diretrizes) e ferramentas.

Resultante da construção coletiva de servidores e gestores, as bases do programa são: cadeia de valor, planejamento estratégico institucional, com a definição de marcos de gestão, indicadores e iniciativas prioritárias, e plano plurianual, assim como a implementação de ritos e instrumentos de governança pública.


Gestão do Conhecimento

Eixos

Objetivos

  1. Integrar os esforços dos órgãos e entidades componentes do Ministério da Economia, a partir de direcionadores estratégicos;
  2. Fomentar a ampliação dos níveis de maturidade em gestão dos diferentes órgãos e entidades componentes do Ministério da Economia;
  3. Convergir estruturas de governança, tanto internamente, como em relação ao centro de governo;
  4. Facilitar e alinhar o processo decisório - baseado em evidências;
  5. Monitorar e comunicar resultados institucionais;
  6. Promover a construção de habilidades institucionais em planejamento, estratégia e governança;
  7. Estruturar um cardápio metodológico em governança e gestão, que respeite as especificidades e necessidades da organização;
  8. Favorecer o espraiamento de boas práticas.

Premissas

Premissa

Significado

Processo de construção coletivo

Participação dos representantes dos órgãos do Ministério nos processos de discussão, elaboração e aprovação das diversas temáticas e linhas de atuação do Programa

Transparência das ações e feedback

Acessibilidade das informações do processo de gestão para o público interno, parceiros institucionais e sociedade e para retro-alimentação dos processos decisórios

Padronização de conceitos para facilitar a comunicação

Elaboração e manutenção de um glossário, a fim de reduzi assimetrias técnicas, uniformizar a linguagem e facilitar a troca de experiências e disseminação de conhecimentos entre pessoas, equipes e órgãos

Disseminação de melhores práticas de gestão

Coleta, organização e socialização das melhores práticas de gestão

Foco em resultados

Desenho e implementação de estratégia para geração de valor público, considerando a definição de mecanismo que permitam seu monitoramento e avaliação

Alinhamento com a cultura organizacional, tendo o engajamento dos dirigentes no processo como fator de sucesso

Consideração dos elementos de cultura organizacional na formulação e gestão das estratégia, assim como engajamento das lideranças nos processos de gestão

Inovação institucional

Capacidade de promover e manter transformações organizacionais que contribuam para a melhoria das qualidade do serviço público

Alinhamento com as políticas governamentais

A gestão deve estar a serviço do resultados definidos pelo governo

Modelo de gestão descentralizado e integrado

Planejamento integrado com reuniões de análise crítica periódicas e execução da estratégia de maneira descentralizada, privilegiando autonomia com responsabilização

Estruturação de redes

Criação de estruturas e espaços de governança e gestão para discussão e deliberação das diversas temáticas e linhas de atuação do Programa

Foco no cidadão, com vistas em melhorar a qualidade do serviço público 

Iniciativas de gestão e governança devem sempre ser orientadas para as entregas à sociedade e ao cidadão

Decisão colegiada

Correponsabilização da alta administração


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