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Em 2025, a segurança viária, a continuidade e o desenvolvimento foram as marcas da Região Sul
Ao definir o ano de 2025 na Região Sul, é possível afirmar que as ações foram marcadas pela segurança viária, continuidade e desenvolvimento.
O Rio Grande do Sul avançou nas ações de enfrentamento das adversidades climáticas que atingiram o estado ainda em 2024 e, em paralelo, seguiu no andamento dos serviços de obras consideradas fundamentais para o deslocamento de pessoas e produtos. Santa Catarina focou na execução de empreendimentos que buscam ampliar a capacidade de vias fundamentais para o deslocamento da produção e o turismo. O Paraná direcionou esforços nos estudos e no planejamento para execução dos próximos empreendimentos e na manutenção dos segmentos rodoviários.
As obras consideradas estruturantes para o desenvolvimento do país e que integram corredores logísticos da Região Sul receberam aporte do Governo Federal e estão contempladas no Novo PAC.
Com investimento aproximado de R$ 2,9 bilhões destinado para ações de manutenção e construção nos três estados, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) garantiu que os 8,5 mil quilômetros de rodovias sob sua administração fluíssem dentro de um nível de serviço considerado adequado para as normas de trânsito e exigido pelos normativos da autarquia.
Investir para desenvolver: ano de ações de manutenção e avanço na construção
A diretriz do DNIT para 2025, junto às suas superintendências regionais, foi impulsionar as obras consideradas estruturantes, contempladas no Novo PAC. Foi necessário empreender um ritmo mais forte nas obras de construção e adequação, mas sem descuidar da condição da malha rodoviária. Os três estados da Região Sul atenderam a orientação.
O ano teve investimentos significativos na infraestrutura de transportes, incluindo os recursos destinados à implantação de novos trechos rodoviários, pavimentação, viadutos, pontes, acessos e interseções.
Ao longo do ano, foram investidos em construção rodoviária, nos três estados, cerca de R$ 766,4 milhões. Com diferentes frentes de obras em andamento, o Governo Federal garantiu que a infraestrutura do país alavancasse a economia e o setor produtivo com trechos rodoviários duplicados, mais adequados e seguros para o setor de transporte de carga e demais usuários.
Com relação à qualidade da malha rodoviária, o DNIT garantiu que a Região Sul mantivesse sua malha em boas condições. O Índice de Condição da Manutenção (ICM), ferramenta utilizada mensalmente pela autarquia para verificar como estão as estradas por todo o país, comprova esse cenário. O diagnóstico realizado em novembro aponta que 85% dos 8,5 mil quilômetros das rodovias federais dos estados do Sul, sob a administração da autarquia, estão em condições adequadas de trafegabilidade. A qualidade no pavimento é decorrente do forte investimento em manutenção corretiva e rotineira, que teve um total, esse ano, de aproximadamente R$ 2,15 bilhões.
Ainda no campo da recuperação rodoviária, merecem destaque as obras de manutenção e reabilitação de Obras de Arte Especiais (pontes, viadutos, passarelas), gerenciadas pelo Programa de Manutenção e Reabilitação de Estruturas (PROARTE). O Governo Federal investiu em serviços exclusivos nesses dispositivos cerca de R$ 177 milhões, elevando o nível de conservação da infraestrutura da malha rodoviária federal.
Com investimento que chega a R$ 2 bilhões, o Rio Grande do Sul, estado que tem a terceira maior malha rodoviária do país sob os cuidados do DNIT, com cerca de 4,9 mil quilômetros de extensão em novembro, registrou no somatório de “bom” e “regular” ICM de 84%. Vale lembrar que o estado segue atuando na recuperação das rodovias afetadas, em 2024, pela maior catástrofe climática já registrada no Brasil.
Na construção, o destaque de 2025 no Rio Grande do Sul foi a conclusão do novo Complexo Viário de Esteio, na BR-116/RS, na Região Metropolitana de Porto Alegre. A obra, contemplada no Novo PAC, recebeu investimentos do Governo Federal de R$ 121 milhões. Com a conclusão dos serviços, o DNIT entregou aos usuários da rodovia viadutos e pontes que melhoraram consideravelmente o acesso ao município de Esteio e também ao Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, onde acontece a Expointer, feira de agropecuária de destaque internacional, sendo a maior feira de exposição de animais da América Latina.
Os serviços na BR-116/RS, de norte a sul do estado, não param. O avanço das obras de duplicação em diferentes pontos da BR-116/RS, entre Guaíba e Pelotas, garantiu a entrega do viaduto no acesso a São Lourenço do Sul e de segmentos duplicados. Com o novo viaduto em operação, a autarquia garante melhora significativa na mobilidade da região, contribuindo para o turismo local.
Para garantir um fluxo mais seguro e dinâmico dentro do estado, para o transporte de cargas tendo o porto de Rio Grande como origem e destino, a duplicação da BR-290/RS segue avançando. O trecho do empreendimento em Pantano Grande (lote 4) já chega a 90% executado, e a entrega da passarela para pedestres no km 216 é mais um dispositivo implantado pelo DNIT para a segurança rodoviária.
Rumo à conclusão, a Travessia Urbana de Santa Maria (BR-158/RS, BR-287/RS e BR-392/RS) encerra 2025 com 98% dos serviços executados, com melhorias significativas aos usuários da rodovia e moradores do entorno, oferecendo tráfego mais organizado e seguro, com implantação de novas pistas, viadutos e passagens de nível.
Em Ijuí, município localizado na região noroeste do Rio Grande do Sul, o DNIT executa serviços de melhoramento físico e de segurança de tráfego entre o km 451 e o km 461 da BR-285/RS, na travessia urbana. A obra, contemplada no Novo PAC, está 10% executada.
No âmbito do PROARTE, o estado destinou parte do orçamento para a manutenção preventiva de 30 viadutos e 185 pontes. Para as atividades de reabilitação, o DNIT celebra a execução de melhorias em seis pontes, entre elas: a ponte sobre o Rio das Antas, na BR-470/RS; os viadutos de acesso e a passarela paralela à ponte do Rio Fandango, na BR-153/RS; a ponte sobre o Arroio Ibicuí da Faxina II, na BR-158/RS; a ponte sobre o Lago do Louco, na BR-293/RS; a ponte sobre o Rio Ibicuí, na BR-293/RS; e a ponte sobre o Rio Ibirapuitã, na BR-293/RS.
A ponte sobre o Rio das Antas (ponte Ernesto Dornelles), na BR-470/RS, entre Veranópolis e Bento Gonçalves, merece destaque. A estrutura possui 280 metros de extensão e já recebeu serviços como demolição da laje de concreto, execução da primeira das quatro etapas de concretagem da nova laje, reforço dos pilares e reconstrução dos elementos de proteção lateral. A travessia seguirá recebendo serviços ao longo de 2026.
No Rio Grande do Sul, seguem ações de restabelecimento após catástrofe climática
No Rio Grande do Sul, continuam em andamento as ações de restabelecimento das rodovias após a tragédia climática ocorrida em 2024. Estão em execução diferentes contratos emergenciais ligados diretamente a serviços de projetos de engenharia, contenção de encostas, reconstrução de aterros, acessos a viadutos, reabilitação e recuperação estrutural de pontes, além de outros serviços específicos para reforçar as estruturas em regiões de serra. Ao longo de 2025, foram investidos mais de R$ 422 milhões nesses serviços, os quais trarão maior resiliência às estruturas de engenharia no estado.
Caminhos pelas águas promovem a integração logística
Os caminhos pelas águas completam os corredores essenciais para o crescimento do Rio Grande do Sul. Nesse ano, o DNIT realizou um amplo conjunto de ações de manutenção nas eclusas de Amarópolis, Anel de Dom Marco, Bom Retiro do Sul e Fandango. As atividades abrangeram desde obras estruturais até serviços preventivos e corretivos em sistemas hidráulicos, elétricos e de monitoramento, com foco na segurança da navegação e na resposta a eventos climáticos extremos.
As ações realizadas em 2025 nas eclusas do RS demonstram o compromisso do DNIT com a segurança da navegação fluvial, a preservação da infraestrutura e a modernização dos sistemas operacionais. Com planejamento técnico e resposta ágil a eventos climáticos, as eclusas seguem operando com eficiência, promovendo integração logística e desenvolvimento regional.
Em 2025, em Santa Catarina, o DNIT avançou significativamente na infraestrutura rodoviária. Ao longo do ano, foram destinados aos cerca de 1,6 mil quilômetros de rodovias sob responsabilidade da autarquia, aproximadamente R$ 649,5 milhões. O valor direcionado aos serviços de construção e manutenção garantiu estradas mais seguras e obras relevantes para a conexão catarinense com os demais estados, fortalecendo a logística e o turismo catarinenses.
Esse investimento é observado na rotina dos usuários que transitam pelas rodovias e comprovado com o levantamento do ICM. O diagnóstico mensal do DNIT aponta que as rodovias no estado em novembro estavam 88% em condições adequadas de trafegabilidade. Exemplo é a intensificação dos serviços de manutenção das rodovias federais que cortam o Oeste de Santa Catarina. Em um ano de obras, mais de 100 quilômetros de trechos na BR-158, BR-282 e BR-480 já foram completamente recuperados, beneficiando diretamente os municípios de Chapecó, Nova Itaberaba, Nova Erechim, Pinhalzinho, Saudades, Cunha Porã, Caibi e Palmitos.
Os investimentos chegaram a todos os cantos de Santa Catarina, destacando a conclusão de serviços emergenciais, liberação de viadutos, segmentos duplicados e trechos rodoviários recuperados. Na BR-470/SC, importante conexão de Santa Catarina com o Rio Grande do Sul, o DNIT concluiu, em 2025, por meio do Novo PAC, o Complexo viário de Badenfurt, Em Blumenau. Ainda na rodovia, está em andamento a execução do viaduto de Gaspar. A nova estrutura, localizada no km 45, está quase pronta, é considerada estratégica para a ligação entre o Centro da cidade e o bairro Belchior Central. Também foram restaurados 43 quilômetros do pavimento e revitalizada a sinalização em trechos descontínuos, além de serviços emergenciais de alteamento da pista, no Alto Vale do Itajaí, e implantação de via marginal no município de Navegantes.
Outra rodovia que recebeu serviços significativos foi a BR-280/SC. A liberação ao tráfego do viaduto do lote 2.1 das obras do Novo PAC, de duplicação e adequação da BR-280/SC, em Guaramirim, e a conclusão da revitalização de 128 quilômetros da rodovia, contemplando os municípios de Mafra, Três Barras, Canoinhas, Bela Vista do Toldo, Irineópolis e Porto União, demonstram os avanços no eixo Norte do estado.
A BR-282/SC também recebeu ações de destaque em 2025. O trecho entre Alfredo Wagner, São José do Cerrito e Vargem recebeu um pacote de serviços emergenciais, como a construção de muros de gabião (muros de pedras), cortinas atirantadas, além da recuperação da pista, entre outras obras necessárias para garantir a segurança e a trafegabilidade da rodovia após eventos climáticos.
Com mais de quatro mil quilômetros de extensão, a BR-163 corta o Brasil de norte a sul, conectando os três estados da Região Sul ao Pará, passando por Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Em Santa Catarina, o trecho entre Guaraciaba e Dionísio Cerqueira (do km 78,62 ao km 122,48) está recebendo, com recursos do Novo PAC, os serviços finais das obras de pavimentação e ampliação da capacidade. As equipes já concluíram 45 dos 47 quilômetros que receberão uma camada de revestimento em concreto (whitetopping).
Atualmente, os trabalhos estão concentrados na execução dos serviços remanescentes da travessia urbana de Guaraciaba e no viaduto de acesso a Guarujá do Sul. A previsão é de que os dois quilômetros restantes de pavimentação e o viaduto sejam concluídos no primeiro semestre de 2026.
Por fim, o destaque no PROARTE é a reabilitação da ponte sobre o Rio Itajaí-Açu. A Obra de Arte Especial, localizada no km 111 da BR-470/SC, entre os municípios de Ibirama e Apiúna, possui 200 metros de extensão e contou com um processo completo de reforço e alargamento de 9,4 para 15,2 metros. A nova configuração inclui pista em ambos os sentidos, acostamentos laterais, barreiras de concreto, passeio para pedestres e guarda-corpo.
Conservar para impulsionar
No Paraná, com mais de 2 mil quilômetros de rodovias sob os cuidados do DNIT, foram executados cerca de R$ 268 milhões em obras e serviços nesse segmento. O montante foi destinado para os serviços de manutenção e execução de obras importantes para a logística do estado e também para o planejamento e estudos de mais empreendimentos para o crescimento do país.
Na manutenção, os valores garantiram que em novembro 83% da extensão rodoviária estavam mais seguras e revitalizadas. Os números do ICM demonstram a melhora na condição da malha paranaense. Vale destacar que no comparativo com dezembro de 2022 esse percentual era de 75%.
Uma rodovia que vem melhorando é a BR-376/PR, que encerrou o ano com 78% do seu segmento com condições apropriadas de tráfego. A via recebeu investimentos significativos ao longo de 2025, como no trecho de Atalaia, em Nova Esperança. As equipes da autarquia concluíram a recomposição do aterro, restabelecendo a fluidez e a segurança para os usuários no local. Também foram executadas melhorias no acesso para Colorado e autorizadas as obras para restaurar 81 quilômetros da BR-476/PR, entre União da Vitória e São Mateus do Sul, com investimento aproximado de R$ 92 milhões.
A recuperação da sinalização teve destaque no estado. O programa BR-Legal 2 executou melhorias de sinalização horizontal em trechos da BR-158, BR-163, BR-373, BR-467 e BR-469, totalizando 180 quilômetros com nova sinalização horizontal. O programa contempla ainda manutenção de defensas metálicas e implantação de sinalização vertical, priorizando a segurança viária e a integridade das rodovias.
A revitalização da ponte Ayrton Senna e acessos na BR-163/PR, em Guaíra, foi outra entrega que beneficiou motoristas que trafegam diariamente pelo local. A estrutura recebeu serviços no pavimento e acessos, incluindo correções de defeitos, aplicação de microrrevestimento, ampliação e abertura de drenos e renovação da sinalização horizontal e vertical.
Na construção viária paranaense, o DNIT avança para a execução das obras no Contorno Sul Metropolitano de Maringá, trecho urbano da BR-376/PR, e para pavimentação da BR-487/PR, entre o acesso sul da Serra dos Dourados e o entroncamento com a PR-323 (p/ Cruzeiro do Oeste). A obtenção da Licença de Instalação (LI), emitida pelo Instituto Água e Terra (IAT), permite iniciar os trabalhos, garantindo que os aspectos ambientais dos projetos foram analisados e aprovados. As equipes atuam em paralelo com os trâmites internos para o efetivo início das obras.
Para 2026, projetos buscam impulsionar as ações nos três estados
Listado no Novo PAC, programa do Governo Federal, o desenvolvimento de projetos, busca garantir a implantação de novos empreendimentos, impulsionando as ações do DNIT na Região Sul. No rol constam serviços expressivos para o futuro do país, tirando do papel obras consideradas estruturantes para a infraestrutura do país.
No Rio Grande do Sul, o planejamento e as ações das equipes para o próximo ano estarão focados em cinco importantes e aguardados empreendimentos. Quatro deles são conexões fundamentais para o transporte e deslocamento da produção. As ligações internacionais, a ponte Brasil-Argentina de Porto Xavier, na BR-392/RS, e a ponte sobre o Rio Jaguarão, conectando Brasil e Uruguai pela BR-116/RS, quando concluídas, vão impulsionar o comércio internacional. A terceira conexão é a ponte sobre o Rio Ibicuí, na BR-472/RS, e por fim, a travessia na BR-470/RS sobre o Rio Jacuí, que vai conectar Triunfo e São Jerônimo. Outra intervenção muito esperada pelos gaúchos é a implantação de 200 quilômetros na BR-392/RS, entre Santo Ângelo e Santa Maria. A elaboração dos projetos de engenharia é o primeiro passo para tornar esse segmento realidade.
Ainda terão destaque, no Rio Grande do Sul, em 2026, os projetos de construção da ponte entre São José do Norte e Rio Grande, na BR-101/RS; de implantação de trecho da BR-153/RS, entre Erechim e Passo Fundo; para implantação do prolongamento da BR-448/RS, na Região Metropolitana de Porto Alegre; e os projetos de pavimentação da BR-470/RS, entre Nova Prata e Lagoa Vermelha (km 88,4 ao km 133,9).
Um dos principais corredores logísticos de Santa Catarina, cruzando o estado de leste a oeste, em uma extensão de mais de 600 quilômetros, a BR-282/SC está no foco do DNIT em 2026. A rodovia é de extrema relevância para o transporte de cargas e deslocamento de pessoas, conectando a Grande Florianópolis à serra catarinense e ao Oeste do estado. Os projetos de engenharia já iniciaram e, quando concluídos e aprovados, será possível licitar a obra para adequação da capacidade e eliminação de pontos críticos em toda sua extensão.
Considerada o principal corredor logístico de Santa Catarina, por ligar as regiões Oeste e Meio-Oeste ao Litoral Norte do estado, onde estão os portos de Itajaí e Navegantes e o aeroporto de Navegantes, a BR-470/SC está recebendo forte investimento do Governo Federal. Além das obras de duplicação e adequação da capacidade já em andamento, o DNIT está executando serviços de manutenção/recuperação e estudos para adequação da capacidade e melhorias na segurança, com a eliminação de pontos críticos, entre Indaial e Campos Novos.
Para a BR-280/SC estão previstas ações para a duplicação entre São Francisco do Sul e Jaraguá do Sul e a conclusão de uma passarela de pedestres no km 133, em Rio Negrinho. Essas obras completam o pacote de melhorias executadas pelo DNIT, direcionadas aos catarinenses e que têm a finalidade de garantir rodovias mais seguras e adequadas.
Na BR-285/SC, em Timbé do Sul, as obras emergenciais e de implantação do trecho estão na etapa final, com previsão de conclusão para o primeiro semestre de 2026. Já na BR-282, dois projetos em elaboração devem tornar o tráfego mais seguro: a construção do contorno de sete quilômetros entre Palhoça e Santo Amaro da Imperatriz e a implantação de terceiras faixas entre Alfredo Wagner e Águas Mornas, que prevê a abertura de 17 novos acessos ao longo do segmento.
No Paraná, o desenvolvimento dos projetos será o forte da atuação, juntamente com as obras já em andamento. Estão previstos, no Novo PAC, empreendimentos que contemplam a BR-153, a BR-158 e a BR-476.
Conhecida como Transbrasiliana, a BR-153 é uma das mais importantes rodovias federais do Brasil, ligando o país de norte a sul. Para o trecho da via que passa pelo Paraná, já está em fase de licitação os projetos de implantação de trecho entre Alto Amparo e Imbituva.
Eixo fundamental de conexão entre os estados do Sul e as regiões do Centro-Oeste e Norte do país, a BR-158/PR também receberá recursos do Novo PAC. Essencial para o escoamento da produção agrícola por conectar os produtores regionais aos mercados e portos, a rodovia está em fase de projetos para ser pavimentada entre os municípios paranaenses de Roncador e Palmital.
Para a BR-476/PR, rodovia que conecta o Paraná ao estado São Paulo, a expectativa é de que seja iniciado o projeto executivo para adequação de capacidade entre Curitiba e Adrianópolis.
Com essas ações, o Governo Federal garante uma melhor ligação entre os estados da Região Sul e o restante do país, formando corredores rodoviários mais seguros e com melhor fluidez.



