Notícias
DNIT divulga a 2ª edição dos Manuais de Custos de Infraestrutura
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) divulga hoje (17), a 2ª edição dos Manuais de Custos de Infraestrutura. O material consolida as premissas e metodologias utilizadas no Sistema de Custos Referenciais de Obras (SICRO) para a elaboração de orçamentos de obras de infraestrutura de transportes.
O SICRO constitui a síntese de todo o desenvolvimento técnico das áreas de custos e na formação de preços referenciais de obras públicas. A evolução dos procedimentos executivos de serviços de engenharia é constante, assim como o aprimoramento tecnológico dos equipamentos e materiais empregados nas atividades. Logo, é fundamental manter um processo contínuo de revisão do sistema para oferecer uma ferramenta de orçamentação representativa e atualizada.
Organizados em oito volumes e com mais de 1,3 mil páginas, os Manuais foram atualizados com as melhorias implementadas no SICRO ao longo dos últimos oito anos. Eles constituem repositório técnico para todos os atores que projetam, orçam e executam obras de infraestrutura de transportes, não somente no DNIT, mas em todas as esferas da Administração Pública, bem como na área privada.
Entre as principais novidades, destacam-se as novas metodologias para o Fator de Interferência de Tráfego (FIT) e o Fator de Influência de Chuvas (FIC), além de ajustes pontuais nas diretrizes para Canteiros de Obras e Administração Local.
Essa atualização reforça o compromisso da autarquia com a transparência, a eficiência e a qualidade na gestão dos investimentos em infraestrutura de transportes.