Notícias
EMCFA celebra 14 anos de criação consolidando a interoperabilidade das Forças Armadas
Brasília (DF), 27/11/2024 - O Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA) do Ministério da Defesa celebrou, nesta terça-feira (26), o aniversário de 14 anos de criação. Em comemoração, foi realizada cerimônia alusiva à data com imposição das medalhas Mérito EMCFA e do Serviço Militar, a 59 autoridades e organizações que prestaram relevantes serviços ao órgão. O Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, acompanhado de autoridades e convidados participaram da solenidade, que ocorreu na Escola Superior de Defesa (ESD), em Brasília (DF).
Ao longo dos anos, o EMCFA atua no planejamento e na coordenação do emprego conjunto das Forças Armadas para a defesa do país, em operações e exercícios conjuntos, em ações humanitárias e no apoio à sociedade. “O EMCFA conduz, por meio da ligação e coordenação junto às Forças, variados trabalhos em benefício do povo brasileiro, especialmente nos momentos de maior dificuldade e em atenção aos mais desfavorecidos, como registramos, recentemente, durante eventos de calamidades públicas ao longo deste ano”, ressaltou o Ministro José Mucio.
Também foram destacadas pelo Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Almirante de Esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire, ações como o apoio logístico nas eleições estaduais e municipais; o apoio à segurança do G-20 e em operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO); a participação em operações multinacionais conjuntas; o emprego de militares brasileiros em missões da Organização das Nações Unidas (ONU); bem como no processo de publicação do Decreto nº 12.154, de 27 de agosto, que permitirá às mulheres voluntárias a prestação do serviço militar inicial a partir de janeiro de 2025.
“No último ano, fomos chamados a contribuir com a sociedade brasileira em forças-tarefa envolvendo governo e setores da sociedade civil, para apoio emergencial às populações atingidas pela estiagem na região Norte, pelas queimadas no Pantanal e pelas enchentes que assolaram 94% dos municípios do Rio Grande do Sul e deixaram a lamentável marca histórica de 183 mortos e em torno de 600 mil desalojados. Concomitantemente, estivemos combatendo o fogo, reconstruindo pontes e estradas, transportando toneladas de mantimentos, medicamentos e doações, apoiando as Forças de Segurança no enfrentamento ao garimpo ilegal e operações de desintrusão de terras indígenas. Operando, literalmente, de Norte a Sul”, completou o Almirante.
Estiveram presentes na solenidade, o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno; o Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante de Esquadra André Luiz Silva de Santana Mendes; o Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida; entre outras autoridades.
Medalha Mérito Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas - Instituída pelo Decreto nº 8.554, de 6 de novembro de 2015, e regulamentada pela Portaria GM-MD Nº 5.424, de 27 de outubro de 2022, destina-se a agraciar militares e civis, brasileiros ou estrangeiros, organizações militares e instituições civis nacionais que tenham prestado serviços relevantes ao EMCFA.
Medalha do Serviço Militar - Criada pelo Decreto n° 10.981, de 25 de fevereiro de 2022, e regulamentada pela Portaria GM-MD n° 4.263, de 10 de agosto de 2022, destina-se a agraciar os militares das Forças Armadas, da ativa ou na inatividade, civis nacionais, militares e civis estrangeiros, policiais e bombeiros militares, organizações militares e instituições civis nacionais que tenham prestado notáveis contribuições ao serviço militar; ou apoiado o Ministério da Defesa no cumprimento de sua missão constitucional.
Por Rayane Bueno
Fotos: Érico Alves e Luis Carbo
Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
(61) 3312-4071



