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RODOVIAS

Renan Filho oficializa contrato da Ponte São Borja–Santo Tomé, entre Brasil e Argentina

Concessão prevê redução de tarifas, modernização da travessia e US$ 99 milhões em investimentos logísticos na ligação entre os dois países
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Publicado em 25/11/2025 16h06 Atualizado em 26/11/2025 19h24
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Ministro dos Transportes oficializa contrato da concessão da Ponte Internacional São Borja–Santo Tomé, principal ligação terrestre entre Brasil e Argentina. - Foto: Michel Corvello/MT
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Ministro dos Transportes oficializa contrato da concessão da Ponte Internacional São Borja–Santo Tomé, principal ligação terrestre entre Brasil e Argentina. - Foto: Michel Corvello/MT
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Com redução de até 97% no valor das tarifas, a travessia ficará mais acessível para turistas e usuários frequentes. - Foto: Michel Corvello/MT
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Com redução de até 97% no valor das tarifas, a travessia ficará mais acessível para turistas e usuários frequentes. - Foto: Michel Corvello/MT

O Ministério dos Transportes deu mais um passo para fortalecer a integração logística entre Brasil e Argentina. Nesta terça-feira (25), o ministro dos Transportes, Renan Filho, homologou a concessão da Ponte Internacional São Borja–Santo Tomé, principal ligação terrestre entre os dois países. A empresa CS Rodovias Mercosul, vencedora do certame realizado em julho de 2025, comprovou atender a todas as exigências econômicas, jurídicas e financeiras para assumir a gestão da travessia, que receberá investimentos de US$ 99 milhões.

“Há anos o Tribunal de Contas da União recomendava ao Ministério dos Transportes que realizasse a concessão para garantir o cumprimento da legislação. Pela primeira vez chegamos até aqui. Acredito que esse modelo utilizado na ponte pode trazer muitos ganhos ao comércio internacional, tanto para o Brasil quanto para a Argentina, e poderá ser replicado em outras regiões do país”, celebrou o ministro.

A concessão integra um conjunto de ações do Governo Federal para ampliar a eficiência logística nas fronteiras brasileiras e potencializar o comércio exterior por meio da infraestrutura rodoviária. Atualmente, cerca de 23% do fluxo de produtos escoados entre Brasil e Argentina utiliza a travessia de São Borja–Santo Tomé. Com relação ao Chile, o percentual chega a 29%, reforçando a relevância estratégica da ponte para o Mercosul.

“Esse projeto traz efeitos importantes. O primeiro é o impacto direto no custo para quem vive próximo à ponte. Antes, moradores da região, tanto do lado brasileiro quanto do argentino, precisavam pagar para atravessar. Agora, os residentes serão isentos, e os caminhoneiros terão descontos”, disse Renan Filho.

Ligação estratégica

O acesso ao empreendimento tem início na BR-285/RS, em São Borja (RS), e percorre 6,6 quilômetros até o início da ponte. A ligação conecta importantes corredores logísticos, como BR-392, BR-472 e BR-158, utilizadas para o transporte de cargas. No lado argentino, a travessia se integra à Ruta Nacional 14.

“Temos acompanhado o esforço do Ministério dos Transportes em avançar com concessões em diferentes modais. Comemoramos o resultado desse processo. Por sermos um estado que favorece concessões, entendemos que este modelo é adequado para garantir investimentos e assegurar a manutenção de ativos públicos relevantes, como a Ponte São Borja–Santo Tomé”, afirmou o vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza.

Entre as novidades contratadas está a redução de até 97% no preço das tarifas, o que tornará a travessia mais acessível para turistas e usuários frequentes.

“Na organização desse projeto, ouvimos todos os envolvidos: despachantes, prefeitos, autoridades e usuários que dependem da ponte para deslocamento e para atividades de importação e exportação. Foi um trabalho extenso das nossas equipes para elaborar um contrato moderno, que conecta não apenas dois países, mas dois povos e duas economias”, destacou a secretária Nacional de Transporte Rodoviário, Viviane Esse.

Modernização da travessia

As obras a serem executadas pela CS Rodovias Mercosul incluem a instalação de um novo sistema de iluminação, recuperação do pavimento, construção de um pátio de parada para caminhões e melhoria dos acessos rodoviários. Também estão previstos investimentos em suporte às operações alfandegárias, atendimento a veículos de carga, integração com órgãos reguladores e ampliação das áreas dedicadas ao processamento aduaneiro.

“É um projeto que vai muito além da manutenção. Vamos transformar a região em um hub logístico, com novos serviços, áreas de apoio, tecnologia de controle aduaneiro e outras soluções estudadas ao longo dos últimos anos. A operação moderniza a estrutura internacional, movimenta a economia, gera empregos diretos e indiretos e reduz custos operacionais”, ressaltou o porta-voz da CS Rodovias Mercosul, Fernando Quintas.

Concessão chegando

Antes do encerramento do ano, o Ministério dos Transportes realizará o último leilão rodoviário, referente à concessão da BR-381/MG/SP, conhecida como Fernão Dias. Ao todo, treze certames serão realizados em 2025, assegurando mais de R$ 232 bilhões em investimentos privados ao modal.

“O Governo Federal seleciona seus investimentos de forma plurianual. Esse movimento impulsiona o desenvolvimento dos dois países e melhora a qualidade de vida da população brasileira”, concluiu o ministro Renan Filho.

Assessoria Especial de Comunicação
Ministério dos Transportes

Infraestrutura, Trânsito e Transportes
Tags: RodoviasLeilãoConcessãoPonte São Borja–Santo ToméBrasil–Argentina

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