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INSTITUCIONAL

Evento sobre importância da infraestrutura no desenvolvimento do país destaca papel estratégico do Ministério dos Transportes

Secretário-executivo da pasta, George Santoro participou do debate que aconteceu nesta quarta (22), em Brasília
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Publicado em 22/10/2025 16h26 Atualizado em 29/10/2025 10h41
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Evento em Brasília reuniu grandes nomes da infraestrutura para debater os desafios e o futuro do setor. Foto: Michel Corvello/MT
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Evento em Brasília reuniu grandes nomes da infraestrutura para debater os desafios e o futuro do setor. Foto: Michel Corvello/MT
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Evento em Brasília reuniu grandes nomes da infraestrutura para debater os desafios e o futuro do setor. Foto: Michel Corvello/MT
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Evento em Brasília reuniu grandes nomes da infraestrutura para debater os desafios e o futuro do setor. Foto: Michel Corvello/MT
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Evento em Brasília reuniu grandes nomes da infraestrutura para debater os desafios e o futuro do setor. Foto: Michel Corvello/MT

Protagonista da transformação que a infraestrutura brasileira vem vivendo nos últimos tempos, o Ministério dos Transportes, representado pelo secretário-executivo, George Santoro, teve papel de destaque nesta quarta-feira (22), durante um evento que debateu os desafios para transformar o país.

A pasta comandada pelo ministro Renan Filho realizou, desde 2023, 16 leilões de rodovias, somando 7,9 mil quilômetros de malha concedida e R$176 bilhões em investimentos contratados — quase três vezes mais que nos quatro anos anteriores.

Com a expectativa de chegar a 45 certames até 2026, os aportes privados devem ultrapassar R$350 bilhões, impulsionando obras estruturantes e a geração de mais de 700 mil empregos diretos e indiretos.

“O Brasil hoje tem a maior carteira de concessões rodoviárias do mundo. Cada leilão atrai um novo player, cada vez mais isso irá trazer fundos de outros países. E isso é muito bom”, afirmou Santoro.

Até o fim de 2025 acontecerão ao menos quatro novos leilões rodoviários.

“É um processo evolutivo junto e uma escuta ativa. No leilão da Fernão Dias, por exemplo, teremos pelo menos três competidores, considerando o atual player, e isso é resultado da atratividade do projeto, pela modelagem e pelos aperfeiçoamentos feitos em parceria entre nós, o MT e o TCU”, disse o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Guilherme Sampaio, que também participou do debate.

Além das rodovias, o Ministério dos Transportes traz projetos ferroviários estratégicos, como a Transnordestina, que atravessa 53 municípios, ligando Eliseu Martins (PI) ao Porto do Pecém (CE), com investimento de R$14,9 bilhões. Uma obra que irá reduzir custos logísticos, ampliar o escoamento de mercadorias e estimular o desenvolvimento socioeconômico de todo o Nordeste brasileiro. Outras entregas estão a caminho.

“A partir da próxima semana devemos enviar ao Tribunal de Contas da União o primeiro edital ferroviário, o da EF-118 (Ferrovia Vitória-Rio), que compõe o Arco Ferroviário da região Sudeste. Em seguida, vêm projetos importantes como a Ferrogrão, a Malha Oeste e a Leste-Oeste, todos em fase avançada de estudos e audiências públicas”, explicou o secretário-executivo da pasta.

O evento “Infraestrutura em Movimento: Desafios para transformar o Brasil”, contou ainda com a presença de Tomé França, secretário-executivo do Ministério de Portos e Aeroportos; Hailton Madureira, secretário-executivo do Ministério das Cidades; Valter Luís de Souza, diretor de Relações Institucionais da Confederação Nacional do Transporte (CNT) e Roberto Muniz, diretor de Relações Institucionais da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Assessoria Especial de Comunicação
Ministério dos Transportes

Infraestrutura, Trânsito e Transportes
Tags: InstitucionalInfraestruturaDesenvolvimentoInvestimentoTransportes

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