Notícias
FERROVIAS
Ministério dos Transportes prorroga por 90 dias o planejamento de obras da Malha Sul
O ministro dos Transportes, Renan Filho, prorrogou por 90 dias o prazo do Grupo de Trabalho da Malha Sul, responsável por elaborar um planejamento para o restauro de parte das linhas férreas do Rio Grande do Sul, impactadas pela maior catástrofe climática já registrada no estado, em decorrência das fortes chuvas em abril de 2024. A portaria nº 144 com a prorrogação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), na última sexta-feira (21).
As reuniões acontecem desde 24 de novembro de 2024, e o grupo é composto por representantes do Ministério dos Transportes, da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e da Infra S.A., empresa pública de infraestrutura. A missão do GT é apresentar uma proposta consensual para racionalizar e otimizar a malha ferroviária concedida à Rumo Malha Sul, cujo contrato vigente se estende até 2027.
Por se tratar de uma concessão ferroviária abrangendo 7,2 mil quilômetros, o grupo optou por dividir as discussões em três trechos principais: Malha Gaúcha, Ferrovia Paraná-Santa Catarina e Corredor Mercosul. A proposta também prevê a participação dos governadores dos estados atendidos pela ferrovia — Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo.
Cronograma
O grupo poderá elaborar o plano de melhorias até 12 de junho de 2025. Um relatório com os resultados das análises será encaminhado ao secretário-executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro, que avaliará se há condições favoráveis para a elaboração e o envio de uma proposta consensual ao Tribunal de Contas da União (TCU).
Assessoria Especial de Comunicação
Ministério dos Transportes