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Grupo de Trabalho criado pelo Ministério dos Transportes começa a discutir concessão de ferrovias outorgadas à Rumo Malha Sul

Trechos que atravessam o estado do Rio Grande do Sul terão atenção especial
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Publicado em 13/11/2024 15h42 Atualizado em 26/11/2024 15h52
Locomotiva

Grupo de Trabalho criado pelo MT vai discutir solução voltada à otimização da Malha Sul - Foto: Divulgação Rumo Logística S.A.

O Ministério dos Transportes deu início às discussões para uma solução voltada à otimização da Malha Sul, atualmente sob concessão da Rumo Logística S.A. O debate acontece no âmbito de um Grupo de Trabalho (GT), instituído nesta quarta-feira (13), por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União.

"Este Grupo de Trabalho representa um passo fundamental para aumentar a eficiência da Malha Sul, promovendo um desenvolvimento econômico mais sustentável para a região. Com a participação do governo federal, dos estados e do setor ferroviário, será possível entender melhor as demandas específicas dessa malha, identificar os principais gargalos e propor soluções que garantam seu pleno funcionamento e competitividade", destacou o secretário Nacional de Transporte Ferroviário, Leonardo Ribeiro. 

A concessão da Malha Sul é de 1997 e o contrato vence em 2027. Esta outorga contempla vários segmentos ferroviários que cortam os estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Todos os trechos estarão em debate e será dada uma atenção especial às ferrovias do estado gaúcho, devido a prejuízos de infraestrutura decorrentes das enchentes que atingiram o estado neste ano.

As discussões devem se estender pelo período de 90 dias, podendo o prazo ser prorrogado por mais três meses.

O Grupo de Trabalho terá como presidente o secretário-executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro. Já a secretaria-executiva do GT caberá ao secretário Leonardo Ribeiro. Integram a equipe, ainda, o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Rafael Viatale, o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Fabrício Galvão, e o diretor-presidente da Infra S.A., Jorge Bastos.

Assessoria Especial de Comunicação
Ministério dos Transportes

Infraestrutura, Trânsito e Transportes
Tags: FerroviasOtimizaçãoMalha SulGTLeonardo Ribeiro

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