Sudene discute com Sindipetro instalação de terminal de combustíveis em Salgueiro
A Sudene recebeu nesta quarta-feira, no Recife, um estudo técnico do Sindicato dos Petroleiros de Pernambuco e Paraíba que propõe a instalação de um terminal de combustíveis em Salgueiro. A proposta está ligada à conclusão do trecho da Ferrovia Transnordestina entre a cidade sertaneja e o Porto de Suape.
Segundo o estudo, o crescimento da Refinaria Abreu e Lima e a modernização do terminal da Transpetro criam um ambiente favorável para o transporte ferroviário de combustíveis no Nordeste. O documento revela ainda um gargalo logístico: numa área de 250 km a partir de Salgueiro, há apenas duas bases de distribuição, o que encarece o preço do combustível no interior.
Para Sinésio Pontes (coordenador-geral do Sindipetro PE/PB), a instalação do terminal em Salgueiro é mais um fator que aumenta a importância da instalação da Transnordestina no estado de Pernambuco.
O projeto que a gente apresentou de um terminal terrestre de combustíveis lá na cidade de Salgueiro também concatena com o projeto da Transnandestina, são projetos concatenados. Então ele acaba também viabilizando o projeto da Transnandestina, que também é uma das prioridades da Sudene, e sobretudo ajuda também a alavancar o ramal de Pernambuco da Transnordestina.
O superintendente da Sudene, Danilo Cabral, reforçou que o projeto da ferrovia é uma prioridade para baratear o custo do combustível no interior do Nordeste.
O acesso a esse combustível, ele se dá fundamentalmente hoje, a partir da chegada nos portos de Suape e de Pecém, mas pelo transporte rodoviário, através de caminhões que circulam nas BRs que dão acesso àquela cidade. Então a instalação irá descentralizar a partir do transporte pela ferrovia, o acesso ao combustível, gerando inclusive uma redução de custo não só para o consumidor, como também para quem vai empreender no sertão do nordeste brasileiro.
Do Recife, Agnelo Câmara, analista de comunicação da Sudene.
- Baixar arquivo em formato MP3 (3.5 MB)